Acontece no UNASP

Campus Hortolândia sedia IV Encontro de Bibliotecários do Unasp

Biblioteca do UNASP concebendo a Integração no IV Encontro de Bibliotecários No 12 dias do mês de setembro, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) campus Hortolândia, sediou o IV Encontro de Bibliotecários do UNASP com a participação do pró-reitor acadêmico, o gerente de desenvolvimento da reitoria, bibliotecários, técnicos, auxiliares dos campi e convidados, […]

Texto: Redação

Biblioteca do UNASP concebendo a Integração no IV Encontro de Bibliotecários

No 12 dias do mês de setembro, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) campus Hortolândia, sediou o IV Encontro de Bibliotecários do UNASP com a participação do pró-reitor acadêmico, o gerente de desenvolvimento da reitoria, bibliotecários, técnicos, auxiliares dos campi e convidados, para tratar do tema Concebendo a Integração.

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo deste encontro foi   planejar a integração, através dos projetos que serão desenvolvidos a pequeno, médio e longo prazo, para o grande crescimento e desenvolvimento da Biblioteca do UNASP dos três campi.

O Dr. Lélio Máximo Lellis, Pró-Reitor Acadêmico do UNASP, abriu o Evento resgatando um pouco da história do livro e das Bibliotecas, relacionando com a história do UNASP – antigo IAE – e sua Biblioteca. Destacou a importância dos recursos e serviços da Biblioteca Universitária para a Instituição e reafirmou seu apoio presente à equipe que atua nas unidades da Biblioteca Universitária do UNASP.

Projetos futuros

No encontro alguns projetos foram discutidos e e planejados para futura implantação. Confira  as mudanças previstas:

Integração com a Tecnologia: quanto à integração das bases individuais do Sistema Sophia de cada Campi, em uma única, o que atenderá a requerimentos de diversas instâncias: MEC/INEP, Conferência Geral, Divisão Sul-Americana, e a mantenedora do UNASP.

Integração nos processos: foram apresentadas as novas ferramentas de serviços e gestão criadas para otimizar os serviços oferecidos pelos usuários do Sistema Sophia como o Painel de Gestão, o Repositório Institucional e Recursos Avançados.

Integração na comunicação com o usuário: Criação de um Guia do Usuário em formato digital e elaboração de um vídeo de apresentação da Biblioteca Universitária do UNASP – Tri-campi.

Integração em soluções para o usuário: Redação de Tutoriais de procedimentos internos comuns às bibliotecas; Atualização da versão Sophia Sincronizada, nos campi;           Aplicativo Sophia.

Equipe de bibliotecários do Unasp visitam o IATec.

Outras deliberações e Acordos: Unificação das Redes Sociais – Facebook, Instagram – das Unidades da Biblioteca; Criação de um grupo de WhatsApp da equipe da biblioteca; Inserção dos links para acesso direto às Bibliotecas Digitais Pearson e Minha Biblioteca no AVA; Ferramenta para construção de Ficha Catalográfica para usuários; Integração do Sophia biblioteca com a secretaria do UNASP; Socialização de formulários, Modelos estatísticos, Manuais antigos, etc.; Elaboração de modelo de flyer da biblioteca do UNASP;      Reuniões mensais da equipe da biblioteca do UNASP.

Ao final do encontro, os participantes fizeram uma visita ao Instituto Adventista de Tecnologia (IATEC), para pensar em futuras parcerias.

 

 

Veja mais