Acontece no UNASP

Agora sim, UNASP Hortolândia faz parte do Centro Universitário

O Antigo conhecido Instituto Adventista São Paulo (IASP), fundado em 1947, agora é oficialmente Centro Universitário Adventista De São Paulo campus Hortolândia. A instituição já carregava o nome de Unasp há algum tempo, o que mudou é a integração legal junto ao Ministério da Educação. O processo que tramitava há anos encerrou-se com a unificação […]

Texto: Redação

O Antigo conhecido Instituto Adventista São Paulo (IASP), fundado em 1947, agora é oficialmente Centro Universitário Adventista De São Paulo campus Hortolândia. A instituição já carregava o nome de Unasp há algum tempo, o que mudou é a integração legal junto ao Ministério da Educação. O processo que tramitava há anos encerrou-se com a unificação publicada no Diário Oficial da União dia 10 de dezembro de 2018.

O processo começou entre 2000 e 2003 quando a Igreja Adventista do Sétimo Dia, mantenedora das instituições, decidiu que os cursos superiores da faculdade em Hortolândia deveriam fazer parte da mesma instituição dos demais cursos superiores adventistas do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Até então existiam duas instituições adventistas que ofereciam cursos de graduação no estado paulista, a Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH) e o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

 

A partir desse momento surgiu a integração do campus HT como é até hoje, mas ainda não era de caráter oficial. A partir de 2003 a liderança das instituições passou a atuar junto ao Ministério da Educação (MEC) em busca de oficializar o processo. Na época a legislação era diferente da atual, o que tornava os desafios ainda maiores, tanto é que impossibilitaram a conquista da unificação na época. Mesmo assim continuaram insistindo no processo, mas sem perspectivas positivas até dezembro de 2017, quando o MEC publicou uma nova legislação, favorável a integração. “No dia 10 de dezembro de 2018, com a publicação da Portaria 865 no Diário Oficial da União, a Faculdade Adventista de Hortolândia passou a ser oficialmente Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Hortolândia.” registra o Secretário-Geral, Prof. Marcelo Franca Alves.

 

 

A novidade foi recebida com alegria pela atual liderança do campus Hortolândia. “Como a Faculdade Adventista de Hortolândia foi transformada em um campus do Centro Universitário, esse campus associa a nota 5, nota máxima, que o Unasp já carrega. Agora somos um, somos Unasp e estamos muito felizes por isso”, afirma odiretor geral do Unasp campus Hortolândia, Afonso Cardoso. Esse é um importante passo que a educação superior adventista dá no Brasil. Com mais essa novidade o Centro Universitário não para de crescer e os planos e perspectivas para o futuro são cada vez maiores. Dr. Martin Kuhn reitera, “A gente termina uma etapa, que é de integrar plenamente o Centro Universitário. E já começa uma outra, que é de olhar o próximo passo, a universidade Adventista”.

Veja mais