Não Classificado

Campeonato de Tênis de Mesa agita alunos no domingo

Alunos externos e internos do ensino fundamental ao ensino superior, participaram do evento que elegeu primeiro, segundo e terceiro lugar

Texto: Redação

No último domingo, 21, o Unasp-EC sediou a 11ª edição do Campeonato de Tênis de Mesa. A competição aconteceu no Ginásio de Esportes pela manhã e tarde.  Alunos externos e internos do ensino fundamental ao ensino superior, participaram do evento que elegeu primeiro, segundo e terceiro lugar, com direito a medalhas de ouro, prata e bronze.  

No campeonato, as meninas jogaram pela manhã e meninos à tarde. Os participantes foram divididos em grupos de 4 jogadores, onde os 2 melhores de cada grupo se classificaram para a fase eliminatória. Na primeira fase, os jogos selecionaram os melhores de 3 sets e no mata-mata os melhores de 5 sets.

O estudante Walter Quiaper, organizador dos jogos desde a sua 1ª edição, conta que decidiu comandar as competições porque muitas pessoas, além dele, gostam do esporte.  “Esse é um esporte em que idade, altura ou porte físico não representam vantagens determinantes de vitória. Em nossos campeonatos já presenciei jogos de alto nível entre alunos do ensino fundamental e universitários. Há muito equilíbrio e todos que assistem aos jogos saem satisfeitos com o espetáculo”, admite.

Além da premiação, há um acompanhamento anual desde a 1ª edição do campeonato (2004) através de um Ranking, onde os competidores podem deixar seus nomes registrados para que outros colegas possam ver. Alguns alunos podem ter ido embora, mas seus nomes permanecem na história do esporte no campus.

A aluna de Arquitetura e Urbanismo, Bianca Costa, assume que havia jogado apenas uma vez antes do campeonato, quando ainda estava no ensino médio. “Esforcei-me e consegui ficar em 4º lugar de uma chave, na primeira fase. Gostei bastante da experiência, foi muito divertido”, completa.

Para os interessados, o campeonato acontece uma vez por ano, geralmente no segundo semestre. ”Tenho planos audaciosos para o tênis de mesa no Unasp. Espero que a partir de 2015 aconteçam um circuito de três campeonatos por ano. Começando com a estreia da 1ª Edição da Copa de Tênis de Mesa no 1º semestre, partindo para o atual campeonato e no 2º semestre, finalizando o ano com o Torneio de Equipes”, concluí Walter.

Veja mais