Impacto Social

Campanha do UNASP conta histórias de mulheres extraordinárias

Mães, estudantes e profissionais são convidadas para compartilharem suas experiências em campanha especial "Mulheres extraordinárias"

Texto: Ana Clara Silveira

A campanha “Mulheres Extraordinárias” do Dia Internacional da Mulher promovida pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, o UNASP, reuniu seis personalidades femininas para inspirarem outras mulheres a lutarem por seus objetivos. Cinara Neves, Nívia Silva, Simone Divino, Bianca Mauri, Laide Santos e Juliana Almeida foram escolhidas para representar as conquistas em aspectos profissionais, acadêmicas e pessoais. Conheça parte das suas vivências.

Cinara Neves – Cientista extraordinária

Cinara é engenheira agrônoma e foi destaque na Forbes em 2021 entre “as 100 mulheres poderosas do Agro”. Além disso, é dona do próprio negócio e professora universitária. Perdeu o pai aos 14 anos e aprendeu com a mãe que o estudo a levaria a lugares inimagináveis.

“Minha mãe sempre me dizia: ‘o estudo vai te levar onde você quiser’. Eu fiz graduação, mestrado e doutorado. Mas incentivar pessoas que estão ao nosso redor é muito mais prazeroso do que os títulos. Sempre lembro quem está por trás de mim: meus professores, alunos, colegas de faculdade… é realizador saber que de alguma forma a gente representa alguém.”









Nívia Silva – Mãe extraordinária

Nívia é professora de Educação Física e, sobretudo, uma mãe exemplar. O risco de perder a primeira filha não a fez retroceder na decisão de preservar a vida da criança. Hoje ela é mãe de três filhos e lutou para que eles tivessem educação de qualidade.  

“Minha vida começou quando eu decidi ser mãe. Minha primeira filha chegou antes da hora e eu tinha todos os motivos para interromper a minha gestação. Resolvi lutar por ela e ficamos 97 dias na UTI. Hoje ela tem 19 anos, tenho mais dois filhos e crio os três. Acredito que se eu consegui, outras mães também vão”.

.







Simone Ferreira – Sonhadora extraordinária

Simone é uma mulher sonhadora e deixou sua cidade para buscar educação de qualidade para os filhos. Ela se dedicou a maternidade antes de ingressar na academia, mas não desistiu das suas metas profissionais. Por meio do Ensino a Distância, ela tem realizado o sonho de cursar Pedagogia.

“A minha maior conquista são meus filhos, Estevão e Ester. Sempre quis dar um futuro melhor para eles. Há seis anos deixei minha cidade e família, e os trouxe para estudar no UNASP. Com todas as correrias, foi uma conquista colocá-los para estudar.”









Bianca Mauri – Pesquisadora extraordinária

Bianca é mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Campinas e doutoranda na Universidade de São Paulo. Aos 27 anos, se destaca como arquiteta e professora universitária do UNASP. Veio de uma família que a incentivou a ir em busca dos seus sonhos e decidiu seguir o propósito de ensinar.

“Ser mulher é crescer aprendendo quais são as expectativas que se tem nos ombros, assim como as dores que aprendemos a lidar. Significa ser mais forte e ver várias mulheres que também vão te dar inspiração. Hoje eu sou quem eu sou derivado das diversas mulheres de quem aprendi.”









Laide Santos – Estudante extraordinária

Laide é estudante de Psicologia no UNASP. Por falta de oportunidades na localidade em que morava, começou a estudar apenas aos 12 anos de idade. Essa dificuldade não a fez desistir. Ela se desafiou e hoje cursa a faculdade que planejou.

“Pode parecer clichê, mas é importante ir atrás dos seus sonhos. Nunca desista! Se você for atrás dos seus sonhos, o tempo passa. Se você não for, o tempo vai passar do mesmo modo. Mas quando você realiza seu sonho, você tem a perspectiva de terminar algo que gosta. Vá sempre atrás do que você deseja!”









Juliana Almeida – Profissional extraordinária

Juliana é instrutora de Libras para surdos e formada em Magistério. Ela começou a perder a audição aos 3 anos e decidiu que dedicaria sua vida para ensinar outras pessoas a se comunicarem em seu próprio idioma.

“Lembre de outras mulheres que vieram antes de você, que sofreram, lutaram e conseguiram vencer. Hoje eu consegui, porque eu também lutei apesar das dificuldades, e posso afirmar que com a ajuda de Deus e junto as outras mulheres, venci.”









Confira o vídeo completo.

Veja mais