Acontece no UNASP

Camerata apresenta composições de Martinho Lutero

Evento faz parte das comemorações de 500 anos da Reforma Protestante no Unasp Composições do reformador Martinho Lutero foram lembradas no concerto comemorativo de 500 anos da Reforma Protestante, realizado pela Camerata do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, no sábado (28), no hall de entrada da Igreja da instituição. A apresentação […]

Texto: Assessoria de Imprensa

Evento faz parte das comemorações de 500 anos da Reforma Protestante no Unasp

Composições do reformador Martinho Lutero foram lembradas no concerto comemorativo de 500 anos da Reforma Protestante, realizado pela Camerata do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, no sábado (28), no hall de entrada da Igreja da instituição. A apresentação preservou os arranjos e sonoridades de canções tradicionais, como “Castelo Forte é nosso Deus”.

As obras foram compostas no século XVI, entre os anos de 1523 e 1535, período intenso da vida de Martinho Lutero no fortalecimento de suas teses contra a igreja da época.

A Camerata do Unasp tem a regência do maestro Samuel Krähenbühl. O repertório apresentou 10 canções, com arranjos do próprio maestro e convidados como Helcio Marone, Josue Calderon e Rennan Lindemute. “Eu escolhi hinos que estivessem no primeiro período do século XVI e hinos de Lutero. Isso foi baseado em um hinário antigo que ganhe do meu avô, que facilitou a escolha baseada no compositor e período”, revela Krähenbühl.

Cerca de 400 pessoas acompanharam o concerto inédito, que para Krähenbühl lembrou a motivação de Lutero em deixar suas composições mais acessíveis. “Lutero como outros reformadores, trouxeram a música para mais perto das pessoas através do canto congregacional. Antes, essas músicas que eram apenas em Latim, e Lutero trouxe para o alemão, fato que aproximou as pessoas destas melodias peculiares que aproximam de Deus”, comenta.

 

Durante a apresentação, o músico Alan Zukowiski participou da apresentação da música “Ist Gott für mich, so trete”, fazendo um solo de clarinete. Para ele, o concerto lembra uma mudança histórica. “Eu considero importante esse tipo de concerto, pois é história. Estamos comemorando os 500 anos de uma mudança de dogmas que nos leva ao que temos hoje. Com isso, relembramos também as músicas da época”, relata.

A Camerata é coordenada pela Escola de Artes do Unasp e a participação é livre para estudantes da educação básica ou superior. Outras informações sobre a Camerata, ou cursos oferecidos pela Escola de Artes, entre em contato através do telefone (19) 3858-9000.

Veja mais