Não Classificado

Brasil terá cada vez mais idosos, diz pesquisa

Os idosos do século 21 podem desfrutar de uma qualidade de vida melhor que seus antepassados. No entanto, alguns cuidados com a saúde devem ser tomados por que está nessa faixa etária

Texto: Redação

O Brasil é um país de jovens, mas tende a ter uma população mais idosa a cada ano. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de natalidade está em queda e a melhora da qualidade de vida das pessoas mais velhas fará com que o nosso país tenha um perfil demográfico de países do primeiro mundo. E 1960, o Brasil tinha 3,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2010, esse número já ultrapassa os 20 milhões. Ou seja, a realidade de ter mais pessoas que dependem de previdência social para viver está cada vez mais próxima do Brasil.

Por isso, 2014 é o ano em que mais pessoas estarão passando pelo dia do idoso, 01 de outubro. Segundo especialistas, ainda não existem motivos para a preocupação sobre como essa mudança de perfil afetará a economia, como acontece em países como a França, Alemanha e Bélgica, onde as mulheres cada vez têm menos filhos e a população idosa chega a números estratosféricos, comparado à quantidade de jovens.

De acordo com Eloizio Loiola, presidente do Conselho Regional de Serviço Social em Fortaleza, no Ceará, os avanços na qualidade de vida dos mais velhos ajudou a prolongar a vida deles. No entanto, ainda existe muito a fazer. “O aceso que eles devem ter a saúde, segurança e transporte não são os ideais, mas têm melhorado bastante”, afirma. 

Dia do Idoso

Na terça feira, dia 01 de outubro, é comemorado o Dia Interacional dos Idosos. Assim como o dia da mulher, que é lembrado em todo mês de março, o dia dos idosos serve para mostrar a importância dessa classe de pessoas para a sociedade. Hoje eles estudam, trabalham e até mantêm famílias. No entanto, apesar dos avanços, eles precisam tomas alguns cuidados básicos para manter a longevidade e a qualidade de vida na senilidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, os idosos devem ter sempre um acompanhamento mesmo que sejam aparentemente saudáveis. Pessoas dessa idade são mais propensas a adquirir doenças. Elas precisam sempre ir ao médico para prevenir qualquer sintoma.

Para a entidade, a falta de informação e acesso a saúde prejudica a qualidade de vida dos mais velhos. Além disso, é preciso criar uma rede integrada de atenção ao idoso. Isso significa que deve-se aperfeiçoar mais os profissionais que lidam com essa faixa etária e atender, de maneira integral, todas as áreas e demandas dos idosos. 

Veja mais