Não Classificado

Biólogo incentiva busca por excelência

Atualmente o que significa ser um biólogo?  Antenor: Ser biólogo, hoje, é muito mais amplo do que simplesmente ser um amante da vida, que busca a contemplação das flores, das árvores, dos pássaros, dos animais, etc. É necessário estudar a vida, compreendê-la nas suas diferentes formas de expressão e respeitá-la para que tenhamos vida, e vida […]

Texto: Redação

Atualmente o que significa ser um biólogo? 

Antenor: Ser biólogo, hoje, é muito mais amplo do que simplesmente ser um amante da vida, que busca a contemplação das flores, das árvores, dos pássaros, dos animais, etc. É necessário estudar a vida, compreendê-la nas suas diferentes formas de expressão e respeitá-la para que tenhamos vida, e vida plena. Eu diria ainda que, para ser biólogo, é necessário ser curioso, estudioso, dedicado, “encanado”, crítico, perseverante, ambicioso, destemido, ético, detalhista, disciplinado e ter cinco por cento de inspiração e 95 por cento de transpiração.

Quais funções correspondem ao exercício da profissão?

Antenor: O biólogo é um profissional apto a atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e, se não bastasse, ele pode realizar mais de 275 serviços nas áreas de meio ambiente, biodiversidade, saúde, biotecnologia e produtos.

Você se sente realizado trabalhando nesta área? O que mais te deixa feliz ao exercer a profissão?

Antenor: Considero-me um biólogo realizado e muito feliz! Estudo a vida em todas as suas formas de expressão. Sou um biólogo professor e pesquisador, e amo muito ensinar. As descobertas realizadas, as perguntas respondidas, as tecnologias desenvolvidas de nada serviriam se não fossem ensinadas. Costumo dizer que a divulgação, ou seja, ensino, dos resultados de um trabalho científico é a sobremesa da pesquisa. Outro aspecto que me fascina na profissão de biólogo é o privilégio que temos de estudar a complexidade da vida, de ajudar a manter a vida, de salvar vidas e de compreender o Autor da vida.

Em resumo, qual a importância da Biologia para as pessoas?

Antenor: Os biólogos se dedicam a estudar e gerar conhecimentos úteis à vida, a melhorar a qualidade de vida, a produzir alimentos mais saudáveis e duradouros, a produzir medicamentos mais eficientes e a trazer benefícios ambientais como, por exemplo, redução da utilização de pesticidas nas lavouras, menor demanda de energia, água mais limpa, diminuição de erosão do solo, etc. Essas poucas áreas de atuação do biólogo demonstram a grande importância do profissional biólogo na subsistência humana.

Com quais dificuldades um biólogo pode se deparar no início e ao longo da carreira?

Antenor: Na realidade, não existe uma regra básica em relação aos problemas com os quais um biólogo pode se deparar no início ou ao longo de sua carreira. As dificuldades e os desafios surgirão para todos e em todos os momentos. No entanto, eles só serão superados se os alunos, ou os biólogos, estiverem preparados quando surgirem. Hoje é o momento para você se preparar, não existe outro momento. Não importa se você está na graduação ou já atua como biólogo. Procure fazer o seu melhor sempre. Procure se qualificar sempre. Busque a excelência em tudo. Faça o seu melhor e não se contente com a média.

Quais possibilidades e oportunidades estão diante dos futuros profissionais de Biologia? 

Antenor: “Nunca dantes na história do planeta Terra se falou tanto em sustentabilidade como se fala hoje em dia”. Acredito que as áreas de meio ambiente e de biotecnologia são as duas grandes áreas do momento. Mas não se esqueçam de que essas áreas mercadológicas priorizam profissionais preparados e qualificados para ocuparem os melhores cargos.

Qual mensagem você deixaria para os mais jovens, que estão planejando estudar Biologia ou já estão se preparando através da graduação?

Antenor: Eu deixaria a mensagem para os biólogos, alunos e os interessados pela biologia, que estudar a vida e lutar pela proteção e preservação de nosso planeta é um privilégio. Seja um biólogo de valor, dedicado. Está em nossas mãos a oportunidade de cuidar dos recursos naturais e da biodiversidade, e de conscientizar pessoas a interagir com o mundo sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Veja mais