Não Classificado

Biblioteca do Unasp vende livros por R$ 1 para estudantes

O dia do livro é comemorado nacionalmente no dia 29 de outubro. O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, tem na biblioteca universitária Dr. Enoch de Oliveira cerca de 67,7 mil títulos e aproximadamente 114,1 mil volumes. Os livros chegam por dois meios: doações e compras. A bibliotecária Lia Holdorf explica […]

Texto: Redação

O dia do livro é comemorado nacionalmente no dia 29 de outubro. O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, tem na biblioteca universitária Dr. Enoch de Oliveira cerca de 67,7 mil títulos e aproximadamente 114,1 mil volumes.

Os livros chegam por dois meios: doações e compras. A bibliotecária Lia Holdorf explica que quando a biblioteca recebe doações é feita uma análise de conteúdo e de exemplares. “As pessoas doam bons livros, mas às vezes não são utilizados aqui por não ter relação com os cursos”, esclarece. Após a avaliação, os livros que não serão usados são colocados à venda para os alunos, com a autorização do doador, por um valor simbólico de R$ 1.

A compra de livros ocorre através dos pedidos dos coordenadores de curso. O pedido é realizado para a diretoria acadêmica, que autoriza a compra dos livros, e encaminhado para o setor de compra.

Todos os livros, tanto os de doações quanto os adquiridos, passam pelo processo técnico, que é o setor responsável por catalogar todos os exemplares. Após o procedimento, são colocados nas estantes de acordo com sua classificação.

Nas estantes os livros são divididos entre referências e acervo circulante. Os livros de referência não são emprestados, mas ficam para consulta dentro da biblioteca. Os livros do acervo circulante saem da biblioteca, com exceção de um exemplar de cada título de bibliografia básica.

A biblioteca Dr. Enoch de Oliveira conta com duas bibliotecárias e cinco auxiliares, que são responsáveis por toda a logística desde a chegada dos livros até os empréstimos. A professora Lia explica que os livros são atualizados sempre e novos exemplares são adquiridos. “A diretoria sempre aprova os pedidos de compras. Estamos sempre recebendo e comprando livros para os alunos”, afirma.

Para emprestar um livro é necessário ser aluno do Unasp-EC e realizar o cadastro na biblioteca. Cada estudante pode emprestar até três livros simultaneamente. Já os alunos formandos tem o direito de retirar cinco livros, devido a realização dos trabalhos de conclusão de cursos.

Veja mais