Cultura e Ciência

Acervo digital da Biblioteca do Unasp disponibiliza novos equipamentos para atender alunos

A biblioteca universitária oferece suporte e banco de informações aos alunos do Unasp, campus Engenheiro Coelho A biblioteca do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, foi inaugurada em 1991. Em seu início era chamada apenas de Biblioteca Universitária, então em 1996 recebeu o nome Dr. Enoch de Oliveira. Oito anos depois […]

Texto: Milena Martins

A biblioteca universitária oferece suporte e banco de informações aos alunos do Unasp, campus Engenheiro Coelho

A biblioteca do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, foi inaugurada em 1991. Em seu início era chamada apenas de Biblioteca Universitária, então em 1996 recebeu o nome Dr. Enoch de Oliveira. Oito anos depois o acervo da biblioteca já contava com 3.681 títulos e mais de 28 mil exemplares. Após 30 anos da sua inauguração, o acervo conta com mais de 60 mil títulos e a tendência é o aumento e melhora no sistema a cada dia.

Ao longo do tempo o prédio da biblioteca do centro universitário teve poucas mudanças em sua estrutura, mas o acervo está em constante mudança para atender as necessidades dos alunos da instituição. Adaptações para o mundo digital tiveram início através do acervo online, com a possibilidade de consulta e reserva de livros pela internet. Além de livros, a biblioteca disponibiliza um espaço de periódicos, computadores e salas de estudo.

Novas aquisições

Katia Guariento, coordenadora da biblioteca Dr. Enoch de Oliveira, afirma que haverá várias novidades para o ano de 2019. “Nós já temos uma base de dados para e-book, a ProQuest, e agora temos mais uma chamada Minha Biblioteca. Estamos no processo de implantação de mais uma base de dados para e-books. Em breve, serão três plataformas de acesso.”

As mudanças são perceptíveis já na entrada da biblioteca. A nova pintura deu uma cara nova ao espaço no campus. Em 2019, os novos aparelhos eletrônicos irão colaborar com o aprendizado dos alunos. Além de duas plataformas de acesso a e-books, cerca de 15 tablets estão disponíveis para facilitar esse acesso dentro da biblioteca.

Enoch de Oliveira

O nome que titula a biblioteca do Unasp refere-se ao pastor Enoch de Oliveira. O pastor Enoch se formou nas faculdades de teologia e contabilidade pelo Colégio Adventista Brasileiro, atual Unasp, campus São Paulo. Posteriormente, concluiu os cursos de Ciências Econômicas, Filosofia, Ciências e Letras pela Universidade do Paraná. Se pós-graduou em Teologia Sistemática, pela Universidade de Potomac, Maryland, EUA e em História da Igreja e Divindade, na Andrews University, EUA.

Veja mais