Não Classificado

Biblioteca do Unasp conta com mais de 2.000 títulos de periódicos

O centro universitário conta com diversas maneiras, nas quais seus alunos podem estar por dentro de tudo o que acontece no mundo afora. Uma deles é na sala dos periódicos que está localizada na biblioteca do campus.

Texto: Redação

Em um mundo cada vez mais conectado e onde as informações são disparadas rapidamente é de fundamental importância que as pessoas estejam conectadas. Em uma instituição de ensino como o Unasp-EC não é diferente. O centro universitário conta com diversas maneiras, nas quais seus alunos podem estar por dentro de tudo o que acontece no mundo afora. Uma deles é na sala dos periódicos que está localizada na biblioteca do campus.

Neste local estão disponíveis revistas e publicações das mais diferentes categorias. Semanais como Veja, Época e Isto É também estão presentes, assim como a National Geographic, Aventuras na História eRevista da USP. Ao todo são mais de 200 títulos entre revistas semanais, mensais e títulos acadêmicos. “Nós temos um setor muito rico em conhecimento em nosso campus e o estudante tem a oportunidade de fomentar suas pesquisas acadêmicas”, afirma Kátia Vieira, bibliotecária do Unasp-EC.

No entanto, a bibliotecária se entristece ao lembrar-se do fato de que o ambiente é pouco visitado pelos alunos e colaboradores do campus. O setor de periódicos é o menos visitado da biblioteca. E ele é justamente o setor mais atualizado da instituição. Comparando o número de empréstimos entre livros e o de cópias feitas das revistas a diferença é bem gritante. O problema apontado pela bibliotecária é facilmente percebido durante a maior parte do dia. As poltronas e mesas onde ficam os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Valor Econômico estão quase sempre vazias. Os alunos que frequentam regularmente o setor fazem isso, em sua maioria, por causa de trabalhos e atividades designadas pelos professores e não por interesse próprio.

“A culpa por esse baixo número de frequentadores vem da cultura brasileira de pouca ou nenhuma leitura. Historicamente somos um povo que nunca deu muita importância para o hábito de ler. Portanto, cabe aos nossos professores estimularem os alunos a estar mais vezes no setor de periódicos”, sugere a bibliotecária. O investimento feito no setor pode ser considerado alto, pois em uma visita é possível observar que lá estão presentes os principais títulos de todos os cursos do campus. Exemplos disso são as revistas Construir e Arquitetura e Construção que são referência para os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Também está lá a Revista da USP que mensalmente publica artigos acadêmicos premiados e as revistas Aventuras na História e revista da ESPM que servem aos alunos de História e Jornalismo respectivamente.  

Veja mais