Acontece no UNASP

Banda Jovem do UNASP apresenta “Músicas para o meu bem”

Instrumentistas e convidados celebram o amor em recital aberto ao público

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

A Banda Jovem do UNASP, campus Engenheiro Coelho, apresentou o concerto “Músicas para o meu bem”, na noite do último sábado (11). O evento, que comemorou o Dia dos Namorados, também contou com a participação de convidados que, junto à banda, apresentaram sete peças populares brasileiras. 

O concerto uniu clássicos brasileiros, como uma composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, com o estilo contemporâneo. Além disso, o evento foi uma oportunidade para que alguns músicos homenageassem seus queridos.

O preparo para a noite demandou esforço de alunos e professores, que tocaram juntos músicas que os desenvolveram musical e culturalmente. Os participantes tiveram contato com a tradição brasileira e a colocaram em prática através das músicas.

Para a maestrina da banda, Suellen Magalhães, o evento foi emocionante. “Eu estou muito feliz, porque isso [o concerto] é o resultado de seis meses de trabalho, que não são só musicais, mas também são laços que a gente constrói. Tudo isso faz parte de uma formação integral”, reitera.  

Programação

No primeiro momento, logo após a recepção da maestrina Suellen Magalhães e do diretor da Escola de Artes, Douglas Carvalho, a banda apresentou “Anunciação, eu só quero um Xodó.  Em seguida o grupo Canção Delas cantou a música “Eu sei que vou te amar”, com a participação de Doglas Carvalho; a banda tocou “Seleção de roupa nova”; o grupo de violões apresentou “Amor I love you”; Suellen Magalhães, que também é trompista, e Thiago Santos, violonista, tocaram “Carinhoso”; e, por fim a Banda Jovem tocou as canções “Evidências” e “Do seu lado”.

Para o estudante do 7º ano de 12 anos, Davi Ramos, conta que gostou muito de apresentar “Músicas para meu bem”. Apesar da idade, o menino gostou de ter contato com mais músicas populares brasileiras. “Eu achei bem legal participar, porque são repertórios bem famosos e a gente já está mais acostumado a tocar músicas como essas”, compartilha. O instrumentista afirmou estar muito orgulhoso de seu desempenho.

Desenvolvimento dos instrumentistas

O diretor da Escola de Artes do UNASP, Douglas Carvalho explica que, na banda, os alunos tocam com seus professores e se espelham neles, o que é produtivo para os dois lados. “Muitos alunos não têm a oportunidade de tocar em local nenhum, então a banda é uma oportunidade para os alunos desenvolverem o trabalho deles”, acrescenta. 

Veja mais