Cultura e Ciência

Academia Unasp de Pesquisadores recebe autor da Lei Castilho

Iniciativa de José Castilho Marques Neto instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita no Brasil Os hábitos de leitura entre brasileiros foram revelados na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. Um dos dados curiosos aponta que um terço da população nunca comprou um livro. Para melhorar esse cenário foi criada a Política Nacional de […]

Texto: Redação Unasp EC

Iniciativa de José Castilho Marques Neto instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita no Brasil

Os hábitos de leitura entre brasileiros foram revelados na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. Um dos dados curiosos aponta que um terço da população nunca comprou um livro. Para melhorar esse cenário foi criada a Política Nacional de Leitura e Escrita. O autor da proposta que virou Lei é o professor José Castilho Marques Neto. Ele irá fazer duas palestras sobre o tema na Academia Unasp de Pesquisadores em Engenheiro Coelho (SP), na segunda-feira (10).

A chamada Lei Castilho foi promulgada no Diário Oficial da União e estabelece eixos estratégicos para valorizar a leitura entre os brasileiros. Os eixos de atuação são a (1) Democratização do acesso, (2) Fomento à leitura e à formação de mediadores; (3) Valorização institucional da leitura e do seu valor simbólico e (4) Fomento à cadeia criativa e à cadeia produtiva do livro.

Durante o encontro da Academia Unasp de Pesquisadores, José Castilho Marques Neto irá abordar os temas “Como escrever textos populares e acadêmicos” e ainda, “Avaliações da Capes sobre livros: como melhorar sua pontuação”. Para participar, presencial ou online, é preciso fazer inscrição gratuita no site.

José Castilho

O palestrante é Doutor em Filosofia e professor aposentado da FCL-Unesp, dirigiu a Editora Unesp por 27 anos, foi presidente da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e da Associação de Editoras Universitárias da América Latina e Caribe (Eulac) em três mandatos. Castilho também foi diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo e Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) desenvolvido pelos ministérios da Cultura e Educação.

A palestra desta segunda-feira (10) será no Auditório da Reitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), localizado na Vicinal Walter Boger, S/Nº – bairro Lagoa Bonita em Engenheiro Coelho (SP). Esse será o segundo encontro da Academia Unasp de Pesquisadores após sua criação em 07 de junho de 2018. Na ocasião, os palestrantes foram os professores, Suely de Brito Clemente Soares, Benedito Barraviera e Rui Seabra Ferreira Jr.

SERVIÇO
Autor da Lei Castilho faz palestra em Engenheiro Coelho

Quando: 10 de setembro às 14h.

Onde: Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo. Vicinal Walter Boger, S/Nº – Lagoa Bonita, Engenheiro Coelho (SP).

Inscrição: Gratuita no link https://bit.ly/2Q0YgG5

 

 

 

 

Veja mais