Cultura e Ciência

Aulas de laboratório respondem a pergunta "É de comer ou de passar no cabelo?"

No Unasp Hortolândia, os alunos do Ensino Fundamental ll e Médio têm a oportunidade de participar semanalmente do Clube de Ciências. Os encontros que acontecem todas as quartas-feiras às 15h30, têm o objetivo de despertar cientistas ainda nos anos iniciais do colégio. Neste semestre, os alunos que participam do clube estão se aprofundando em substância […]

Texto: Redação

No Unasp Hortolândia, os alunos do Ensino Fundamental ll e Médio têm a oportunidade de participar semanalmente do Clube de Ciências. Os encontros que acontecem todas as quartas-feiras às 15h30, têm o objetivo de despertar cientistas ainda nos anos iniciais do colégio.

Neste semestre, os alunos que participam do clube estão se aprofundando em substância usadas no dia-a-dia, como cosméticos, produtos de limpeza e reações químicas usadas na culinária. O tema “é de comer ou de passar no cabelo”, mostra para os alunos que há situações que os mesmos produtos podem ser usados para ambas as situações, basta saber manuseá-los diferentemente.

A aluna Sara Molla, contou que chegou ao clube através do convite feito por um amigo. “É uma experiência bem diferente e muito divertida. Acaba que aqui no clube a gente aplica na prática o que aprendemos dentro da sala de aula. A melhor parte é colocar a mão na massa”, brincou a aluna.

E falando em “mão na massa”, um dos experimentos que os alunos fizeram foi a fabricação de shampoo para cabelo e sabão de lavar roupa. A professora Ana Kelly, que coordena o grupo juntamente com o professor Amaury Ferreira, disse que é bom ver os alunos se interessando por ciências. “Ultimamente, não vemos muito incentivo por parte da sociedade para que os jovens entrem nesse mundo da pesquisa e da busca pelo conhecimento. Mas aqui no clube de ciências, nós queremos é formar pesquisadores para o futuro”, concluiu Ana.

A pergunta “É de comer ou de passar no cabelo?” ainda deve permear várias pesquisas que acontecerão no laboratório durante o semestre. Confira os questionamentos que ainda serão estudados:

Quais são as propriedades físico-químicas e biológicas dessas coisas incríveis que servem pra comer e pra passar no cabelo? De que são feitas? Como reagem? Descobrir isso é a nova missão do Clube de Ciências do Unasp HT

Para ficar por dentro do que acontece no Clube de Ciências, Você pode segui -los nas redes sociais:

Twitter >https://twitter.com/unaspht<

Facebook >https://www.facebook.com/colegiounaspht/<

Veja mais