Acontece no UNASP

Aula magna no Unasp incentiva a participação do universitário na cidadania e seguridade social

Os universitários do Unasp campus São Paulo começaram o segundo semestre letivo de 2016 aprendendo sobre cidadania e seguridade social através de duas aulas magnas que aconteceram no dia 9 de agosto e contemplou estudantes de todos os cursos e turmas. “A aula magna é um marco acadêmico que simboliza o início das atividades acadêmicas […]

Texto: Murilo Pereira

Os universitários do Unasp campus São Paulo começaram o segundo semestre letivo de 2016 aprendendo sobre cidadania e seguridade social através de duas aulas magnas que aconteceram no dia 9 de agosto e contemplou estudantes de todos os cursos e turmas.

“A aula magna é um marco acadêmico que simboliza o início das atividades acadêmicas no semestre. Ela tem sempre o objetivo de trazer uma autoridade num tema que seja comum de interesse coletivo aos professores e alunos da instituição”, explica o diretor de graduação do Unasp-SP, Ilson Tercio Caetano. Na parte da manhã, os estudantes da área de saúde ouviram sobre o tema Direitos e Deveres Fundamentais, Cidadania na Prática, na aula que foi ministrada pela doutora Damaris Moura, presidente licenciada da comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP.

Damaris instruiu os alunos a compreenderem o que a sociedade espera de futuros profissionais em um mundo no qual a intolerância e o individualismo são crescentes. A advogada enfatizou que é preciso conhecer os direitos e os deveres de cada cidadão e trabalhar para mantê-los tendo em vista a garantia do respeito a todos os grupos que compõem a diversidade da qual é formado o Brasil. 

“É importante para os alunos dos cursos de saúde terem noções de direito também. Não só para si como cidadãos, mas também dentro do exercício do trabalho para ajudar as pessoas com quem lidam. Quer sejam colegas, quer sejam pacientes ou familiares de pacientes”, concluiu Caetano.

Os alunos, de 12 cursos diferentes, que frequentam às aulas no período da noite, assistiram ao conteúdo apresentado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro. O palestrante mostrou os desafios sociais que a cidade e o estado de São Paulo enfrentam e compartilhou o relatório de como a Secretaria de Desenvolvimento Social tem atendido a população carente.

“As pessoas esperam sair de uma situação de risco social. Uma situação de preocupação, de vulnerabilidade e de violência. Elas esperam ter uma vida em paz, com trabalho, com prosperidade, com educação e com segurança. Os universitários do Unasp podem ser voluntários e podem dar exemplos para outros. Eu acho que além de jovens, eles são inspiradores. O fato de estarem aqui já é uma vantagem competitiva para o futuro”, afirmou Pesaro.

O estudante Vinicius Silvestre, que cursa Ciência da Computação, conta que os projetos e programas sociais que o palestrante apresentou o interessam bastante de forma pessoal. O aluno ficou surpreso ao ser convidado para compor a mesa da aula magna junto as autoridades civis e reitoria do Unasp. “Quando eu cheguei aqui e descobri que eu seria o único representante do corpo discente, eu fiquei bem feliz, apesar de assustado, por entre tantos alunos terem escolhido a mim. Foi bem legal”, expressou.

 

Veja mais