Acontece no UNASP

Aula Magna de Direito reforça o protagonismo da mulher na sociedade

Na véspera do dia Internacional da Mulher alunos assistem palestra com a Doutora Janaína Paschoal

Texto: Thaís Fowler

O curso de Direito do UNASP campus São Paulo, realizou sua primeira Aula Magna do semestre nesta segunda-feira (7). Com 300 pessoas presentes, alunos e convidados assistiram a palestra ministrada pela Doutora Janaína Paschoal, no Tribunal do Júri do campus.

O evento iniciou com a Doutora Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Pró-reitora Acadêmica do UNASP campus São Paulo, apresentando aos alunos as principais conquistas das mulheres ao longo da história e mostrou, através da cosmovisão cristã, o papel que muitas mulheres desenvolveram no passado. Logo após, as convidadas especiais da noite foram apresentadas.

Formando o profissional

A Doutora Janaína Paschoal trouxe em sua fala algumas reflexões sobre o espaço da mulher na sociedade. Apontou algumas experiências que viveu no mundo acadêmico e profissional, conscientizou os alunos a sempre respeitarem os colegas de profissão, independente de gênero e os encorajou a defenderem causas nobres de nossa sociedade.

O coordenado do curso de Direito, Walter Boneli ressalta a importância de ouvir mulheres que conquistaram seu espaço na sociedade. “Os alunos de direito precisam ser inspirados pelo mundo jurídico, mas também apresentar a eles os valores éticos e morais é necessário para a construção de um profissional de caráter.”

Durante a Aula Magna foi possível sentir a concentração dos alunos que permaneceram até o final da palestra e estiveram com os ouvidos bem atentos a tudo o que foi falado. “A palestra de hoje despertou em mim um lado que deveria existir em toda mulher naturalmente, empoderamento e força para ir atrás dos nossos sonhos. Eu acredito que em tudo o que nós mulheres já passamos existe um propósito e através disso conseguimos enxergar o cuidado de Deus em nossas vidas”, afirma Lorena Delazoni, aluna do 5º semestre de Direito.

Mulheres Protagonistas

Graduada em Direito, autora em vários livros e artigos, Livre Docente da Faculdade de Direito da USP em Direito Penal e hoje está na sua primeira legislatura como Deputada Estadual mais votada da história do Brasil. Janaína Paschoal foi eleita em 2018 como Deputada Estadual pelo estado de São Paulo e atua na política na área da Saúde, Educação e Segurança Pública.

“Eu gosto muito do trabalho com os jovens. Estimular os jovens a acreditarem neles mesmos, a entenderem que eles que são capazes. Porque nós somos muito massacrados na vida. As pessoas dizem mais o que nós não faremos, que não conseguiremos, que não podemos do que nos estimulam. Eu na condição de professora sempre procurei identificar os talentos dos meus alunos e estimulá-los”, compartilha.

A Doutora Janaína compartilhou a mesa com outras mulheres que exercem papéis importantes na sociedade. Entres elas estavam a Tenente Coronel Daniela Pollete, Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Daniela exerce a profissão há mais de 30 anos e incentiva mulheres a correrem atrás de seus ideais. “Eu acredito que independente do gênero todos nós devemos buscar nossos objetivos. Desde muito jovem eu luto e trabalho para conquistar o meu objetivo, que é fazer o que eu faço hoje comandando o batalhão. Por isso, acredito que toda mulher jovem deve buscar seus objetivos”, afirma.

Também estavam presentes a mesa, Doutora Cláudia Marina Spagnuolo, Juíza de Direito e Coordenadora do CEJUSC. Doutora Marcia Raicher, Diretora da Câmara Latino-Americana de Arbitragem (CALA). Doutora Catherine de Oliveira Araújo, Coordenadora da Pós-graduação e Pesquisa do UNASP campus São Paulo. Doutora Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Pró-reitora Acadêmica do UNASP campus São Paulo. Doutora Daniela Tamaio Lopes Boneli, Coordenadora da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB, Seccional São Paulo.

Veja mais