Não Classificado

Arquitetura e Urbanismo participa da 12ª Expo Revestir em São Paulo

Visando oferecer um conhecimento prático para seus alunos, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp-EC promoveu, na última quarta-feira, 12, uma visita à cidade de São Paulo para uma aula in loco.

Texto: Redação

Visando oferecer um conhecimento prático para seus alunos, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp-EC promoveu, na última quarta-feira, 12, uma visita à cidade de São Paulo para uma aula in loco. A proposta da viagem foi avaliar alguns pontos de referência arquitetônica e participar da 12ª Expo Revestir, reconhecida como a Fashion Week da Arquitetura e Construção.

Os estudantes saíram rumo a São Paulo logo pela manhã. O primeiro local visitado foi a Avenida Paulista, centro financeiro da cidade. No lugar os estudantes puderam conhecer um pouco da história da avenida e da sua importância para o Brasil. “Além de ser um ícone para a cidade, a Avenida Paulista concentra os mais variados estilos arquitetônicos”, lembra Valquíria Sales, coordenadora do curso. Entre as várias referências, os estudantes puderam visualizar o Museu de Artes de São Paulo, o Masp, conhecido por seu vão livre logo abaixo do prédio. O museu é um grande bloco arquitetônico sustentado apenas por duas colunas laterais. “Mostramos o Masp porque esse é um prédio de arquitetura inovadora e de grande referência para a cidade”, afirma Valquíria.

Depois os estudantes estiveram no cemitério da Consolação, local considerado como um museu a céu aberto. “O cemitério contém muitas obras de arte e os alunos tiveram uma explicação sobre a história das esculturas e das artes que existem ali”, explica a coordenadora. “Essa aula prática de estética ajudou a aumentar bastante o nosso conhecimento cultural da cidade de São Paulo. E estar aqui no local tendo esse aprendizado prático, que é bem deferente do que tem em sala de aula, é muito importante para a nossa formação. Com isso até o nosso interesse pelo conteúdo acaba aumentando”, garante Cínthia Dutra, aluna do segundo ano.

De acordo com a professora da disciplina de estética, Jéssica Polito, o intuito dessa viagem foi fazer com que os alunos entendessem a urbanização, o contexto econômico e histórico do século passado. “O cemitério, que é o mais antigo da cidade, é um marco no rompimento da tradição de enterrar os mortos dentro das igrejas. Portanto, o objetivo principal é explicar como a passagem da vida para a morte pode explicar a história da urbanização e da estética de São Paulo”, esclarece.

Após conhecerem algumas esculturas de alguns túmulos de personagens importantes da história, como por exemplo, Mário de Andrade, os estudantes se dirigiram ao centro de exposições Transamérica, na Zona Sul da cidade, para participar da 12ª Expo Revestir. A feira concentra cerca de 250 expositores do Brasil e do mundo. Ali, os participantes puderam conhecer o que existe de novo na área de revestimentos, decoração, materiais de construção e área interna de ambientes. “A ideia de trazer os alunos de arquitetura para essa feira é fazê-los conhecer as novidades dessa área que estão no mercado. Na Expo Revestir nós podemos conhecer um pouco mais do mundo da arquitetura”, completa Valquíria. “Participar dessa feira de arquitetura foi uma ótima experiência. Algumas referências, que eu só tinha contato através das revistas, aqui na feira estou tendo a chance de conhecê-las de perto”, comemora Larissa Melo, aluna do 1° ano. A estudante também contou sobre a experiência que adquiriu na visita. “Estar na Expo Revestir faz uma grande diferença no aprendizado por oferecer a vivência que a sala de aula não proporciona”, reforça.

O curso tem planos futuros de repetir a concepção de aulas práticas in loco. “Nós temos algumas viagens programadas. Queremos ir para Brasília onde vamos conhecer a única cidade brasileira construída sob as regras do movimento modernista. Também estamos planejando ir para as cidades históricas de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro”, adianta a coordenadora do curso.

 

Veja entrevista completa com a coordenadora de Arquitetura e Urbanismo e confira algumas das exposições.

 

Professora Jéssica Polito fala sobre a importância da visita ao Cemitério da Consolação.

Veja mais