Não Classificado

Apresentações de TCCs alteram os ânimos de alunos formandos

Nos meses de novembro e dezembro, os alunos formandos estão no processo de encerramento e apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Texto: Redação

Nos meses de novembro e dezembro, os alunos formandos estão no processo de encerramento e apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Cada curso tem sua data especial de apresentação e formas diferentes de apresentar este trabalho.

Em sua maioria, os trabalhos são monografias e artigos científicos. Alguns, exigem um projeto, testes, e pesquisas práticas, como acontece nos cursos de Sistemas para Internet e Engenharia.

Já os cursos de Publicidade e Propaganda, e Jornalismo tem uma outra alternativa, o Projeto Experimental. Os alunos que escolhem essa modalidade apresentam produtos reais, sendo eles para mídia impressa, rádio, TV, internet e assessoria de imprensa, no caso de Jornalismo, ou uma campanha publicitária para uma empresa real, no caso de Publicidade e Propaganda.

Para música, o trabalho escrito pode ser substituído por um relato de experiência e recital, apresentando uma parte teórica. “O TCC é um momento de crescimento e atuação do aluno. Especialmente quando ele faz um relato de experiência, é o momento de ele fundamentar e refletir sobre sua prática”, ressalta Ellen Stencel, coordenadora do curso de Música. “Embora seja um momento de certa tensão, normalmente o aluno reconhece o valor do TCC”, conta Waggnoor Kettle, coordenador do curso de Ciências Contábeis.

Esse é o momento mais tenso entre os alunos que estão passando por essa fase. “Se ele consegue dar conta da pesquisa e de sua apresentação, considera-se formado, já que as demais avaliações concorrem para essa iniciação científica”, conta Elder Hosokawa, coordenador do curso de História. “É um misto de ansiedade, devido à elaboração e apresentação do trabalho, e felicidade, por causa da fase final do curso e a aproximação da formatura”, comemora Martin Kuhn, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

As apresentações de TCCs já começaram dentro de cada curso, tendo apresentações diárias. Os trabalhos monográficos serão apresentados no Encontro de Iniciação Cientifica, o Enaic. Cursos como Pedagogia, Direito e Engenharia Civil estão tendo bancas diárias desde outubro e se encerram em novembro. Os trabalhos de Jornalismo serão apresentados na última semana de novembro, e os de Publicidade e Propaganda na primeira de dezembro. 

Veja mais