Cultura e Ciência

Alunos do Unasp participam de Intercâmbio na Europa

Aprender um novo idioma além de profissionalmente relevante, pode ser uma aventura cultural e social. Por isso, o Unasp Hortolândia oferece, anualmente, aos estudantes do Ensino Médio, a opção de vivenciarem um intercâmbio estudantil na Europa. Este ano, oito alunos resolveram participar desta experiência, passando 15 dias na Europa, realizando passeios culturais, turísticos e estudando […]

Texto: Glória Barreto

Aprender um novo idioma além de profissionalmente relevante, pode ser uma aventura cultural e social. Por isso, o Unasp Hortolândia oferece, anualmente, aos estudantes do Ensino Médio, a opção de vivenciarem um intercâmbio estudantil na Europa. Este ano, oito alunos resolveram participar desta experiência, passando 15 dias na Europa, realizando passeios culturais, turísticos e estudando a língua inglesa no Newbold School, colégio adventista localizado em Bracknell, Inglaterra.

Para o diretor do Colégio Unasp Hortolândia, Marcel Barreto, o campus oferece este serviço aos alunos para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos mesmos. “Somos uma rede de ensino mundial, por isso podemos oferecer aos nossos estudantes intercâmbios em diversos países, nos quais temos colégio adventistas. Garantindo assim, um ensino de qualidade que mantêm os princípios e valores da educação cristã, independente do país em que ele escolha vivenciar esta imersão cultural e acadêmica”.

Roteiro

Estudantes do Unasp Ht, visitando o Museu Britânico em Londres.

O intercâmbio começou dia 04 de agosto, data em que os alunos embarcaram em São Paulo, SP, rumo a Paris, França. Essa primeira parte da viagem é turística e cultural e dura três dias nas quais ocorrem  visitas ao Louvre, Torre Eiffel, Arco do Triunfo e outros passeios pertinentes. Depois desta primeira experiência na França os estudantes vão para o Newbold School, na Inglaterra e intercalam momentos de aprendizagem em sala de aula, com professores nativos e passeios pela cidade de Londres, Inglaterra. O intercâmbio será concluído dia 19 de agosto, mas os alunos já têm muita história para contar.

“É diferente do que qualquer experiência que eu já tenha vivido, porque no Brasil, mesmo tendo aula de inglês o professor continua sendo brasileiro. Mas aqui no intercâmbio, os professores não sabem falar português, isso nos força a falar inglês e praticar o que sabemos. Além disso, nestes dias aprendi novas expressões nativas do idioma. É uma experiência que não consigo descrever em palavras, é surreal”, relatou o estudante Matheus Capovila, que no Brasil cursa o terceiro ano do curso de Técnico em informática no Unasp Hortolândia.

Novas experiências

A imersão cultural dos alunos no dia a dia de outro país também é de uma riqueza única, pois inclui convivência com pessoas de outro país, novos paladares, novas paisagens e arquiteturas. “O que eu achei diferente em relação ao Brasil foi a comida, são alimentos novos pra mim, sem falar nos temperos que eles usam. Também amei visitar a London Eye, que além de ser a maior roda gigante do mundo, tem uma vista incrível da cidade de Londres e prédios conhecidos como o do Big Bang”, descreve Vinícius Dell’isola, aluno do segundo ano do Ensino Médio do Unasp HT.

A interação com jovens ingleses também é uma situação vivida no Intercâmbio. “No dia em que fomos na London Eye, conhecemos umas pessoas nativas e ficamos lá batendo papo com elas. Acrescentou Dell’isola.

 Acréscimo acadêmico e cultural

Aulas com professores ingleses no Newbold School.

Esse intercâmbio de 15 dias é um curso intensivo, onde a carga horária da língua inglesa excede as aulas em sala, porque quando o aluno vivencia atividades culturais ao visitar locais turísticos, praticando as habilidades de ler, ouvir e falar em inglês.

Segundo o coordenador do Intercâmbio Adventista, Leandro Luciano, o objetivo é que o aluno perca o medo que ele tem de se comunicar em inglês. “Quando o aluno chega aqui, ele acha que não vai conseguir se comunicar, porque não teria habilidade de se fazer compreender. Mas ao final do curso, isso cai por terra, porque ele entende que isso é possível. Ao final podemos constatar que o aluno obteve um crescimento no vocabulário, a correção de erros primários na gramática da língua e o entendimento do valor do idioma inglês para seu desenvolvimento pessoal”, informa Luciano.

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