Acontece no UNASP

Alunos do Unasp apresentam pesquisa em Simpósio Internacional da USP

  Alunos dos cursos de História do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participaram do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SiicUSP). Esta foi a primeira vez que representantes do Unasp participaram deste evento, que ocorreu na capital paulista. A primeira etapa do Simpósio aconteceu em setembro, […]

Texto: Tátila França

 

Alunos dos cursos de História do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, participaram do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SiicUSP). Esta foi a primeira vez que representantes do Unasp participaram deste evento, que ocorreu na capital paulista.

A primeira etapa do Simpósio aconteceu em setembro, quando os trabalhos de todos os concorrentes foram analisados. Para a segunda etapa que aconteceu no último dia 5 de novembro, considerada a semifinal, os estudantes Felipe Pereira, Joubert Nogueira e Lucas dos Santos apresentaram o trabalho “Patrimony and Social Identity: The Contribution of the Residency Pedagogical”.

“A história de Engenheiro Coelho era pouco sistematizada. Ao começar a pesquisa, foi descoberto coisas novas em relação a datas, inclusive até sobre o nome da cidade”, conta Lucas dos Santos.

Segundo o coordenador do curso de História, professor Élder Hosokawa que acompanhou todo o desenvolvimento da pesquisa, foi instigado nos estudantes o interesse e a curiosidade da descoberta dos verdadeiros fatos da cidade analisada. “Eu comecei a provocá-los para que conhecessem a história local”, afirma.

Ainda de acordo com o professor Hosokawa, o projeto foi embasado na Nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC). “Metodologias ativas, como o rádio e fotografias antigas foram usadas na pesquisa”. conta. Para ele, um dos aspectos que o estudo impressionou foi reescrever a história do município e inserir em um contexto local, nacional e internacional.

A análise foi realizada na Escola Antônio Alves Cavalheiro, localizada no centro de Engenheiro Coelho. O prédio escolar foi apresentado, na pesquisa, como mediador entre o passado e presente, além de um local onde se realiza o ensino, pode ser visto como um patrimônio material e cultural.

A pesquisa está na semifinal e disputa até com trabalhos de medicina. O resultado de menção honrosa será em dezembro. “Não havia entendido a dimensão do Simpósio. A surpresa veio mesmo quando estive lá e vi que tinha pessoas de todo o Brasil e até de fora”, declara o universitário Felipe Pereira.

Este estudo é fruto do Programa de Residência Pedagógica do Governo Federal. Esse Programa tem como objetivo integrar a Universidade com a comunidade, através de intervenções em alguma escola pública. A pesquisa feita pelos universitários procurou mostrar como os conteúdos programáticos da Base Nacional Curricular podem ser integrados com a história local.

 

Universitários dos cursos de História e Pedagogia participaram da primeira etapa do SiicUSP

Veja mais