Alunos do curso de Farmácia realizam feira de prevenção à diabetes e hipertensão

Impacto Social

Escrito por

Matheus Figueiredo | Edição: Theillyson Lima

Publicado em

22 jun 2021

Crédito imagens

Divulgação

Os alunos do primeiro ano do curso de Farmácia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus Engenheiro Coelho, organizaram a primeira feira de prevenção à diabetes e hipertensão, neste domingo (20). O evento foi realizado na praça do Bairro Universitário. 

Prevenção à diabetes foi o tema principal da ação

Foi montado um estande, onde a população local realizou testes, recebeu um folder com informações e também orientações sobre como prevenir ou tratar a doença. Todas as abordagens foram realizadas com as medidas de segurança contra o Covid-19. O professor, Wilton Nunes, disse que “para os moradores do bairro esse tipo de atividade é importante, pois as recomendações não só ajudam na prevenção da doença, mas também ensinam um estilo de vida melhor para o futuro”.

A feira não ajudou só quem passava por ela, foi também uma oportunidade para os alunos aprenderem muito. Wilton vê esse tipo de evento como fundamental para o ensino. “Eles trazem para a prática a informação que aprenderam em aula, de uma forma que a população compreenda”.

Aprendendo na prática

O estudante Marquês Júnior contou que vê a experiência de atuar na prevenção à diabetes e hipertensão como uma oportunidade de ajudar. “A feira conscientiza a população sobre a doença e auxilia no processo de prevenção. O que é bom tanto para nós, quanto para os moradores da região”. Segundo ele, o tato com pacientes é desenvolvido nesses eventos “Só de olhar, você começa a perceber se a pessoa está passando por algum momento difícil, e como profissional, você deve aprender a lidar com essas situações. E o projeto de extensão te prepara para isso”, relatou. 

O morador do bairro, Thiago Andrade, participou da feira e viu com bons olhos a realização desse tipo de evento na região. “Por ser repleto de universitários, muitos acabam esquecendo de cuidar da saúde. Eu mesmo, deixo passar despercebido. Essa feira me ensinou maneiras de me cuidar, sem interferir na rotina. Exemplos práticos e que vão me ajudar muito no dia-a-dia”, afirmou.

Prevenção à diabetes foi abordada com a população