Não Classificado

Alunos de Rádio e TV visitam exposição sobre o Castelo Rá Tim Bum

No último dia 02 de outubro, um grupo de alunos do curso de Rádio e TV visitou a exposição comemorativa dos 20 anos do programa televisivo Castelo Rá Tim Bum.

Texto: Redação

No último dia 02 de outubro, um grupo de alunos do curso de Rádio e TV visitou a exposição comemorativa dos 20 anos do programa televisivo Castelo Rá Tim Bum.

Na companhia dos professores Álvaro Petersen, Rogério Furlan e Karla Ehrenberg, os alunos obtiveram informações sobre a concepção do programa, figurinos, cenários e detalhes que fizeram parte da história do programa infantil, produzido pela Rede Cultura e veiculado de 1994 a 1997.

Para o Professor Rogério Furlan, a visita à exposição foi importante pois “os alunos puderam conhecer a complexidade que envolve a elaboração de um programa de TV em todos os seus detalhes, o que foi um grande aprendizado prático para todos.” 

Já aluna Mari Branco, do primeiro ano de Rádio e TV, destaca a emoção de conhecer os bastidores de um programa que fez parte da infância de todos eles. “A exposição é sensacional e traz um enriquecimento muito grande por meio da carga emocional e bagagem cultural, por fazer parte da nossa infância. Foi um enriquecimento muito forte para que nós pudéssemos entender a logística de como funciona a questão da gravação e planejamento de um programa de TV”, afirma Mari.

 

Participação especial da “Cobra Celeste”

Além de toda a riqueza de aprendizado que a exposição proporciona, os alunos do Unasp-EC ainda contaram com uma presença toda especial. O professor Álvaro Petersen é um dos atores do elenco, interpretando Godofredo, Fura Bolo e a famosa Cobra Celeste, uma das personagens principais do programa. Petersen acompanhou o grupo de alunos contando histórias dos bastidores do programa, explicando detalhes sobre a construção dos cenários e divertindo a todos com uma rápida interpretação de Celeste, aos pés da grande árvore que sempre serviu de moradia para a cobra cor de rosa.  “Para mim, como ator da série, foi gratificante poder levar os alunos à exposição e mostrar à eles um ponto de vista que só quem foi personagem pode ter”.

Álvaro também ressaltou a importância da acadêmica da excursão. “A visita à exposição foi importante aos alunos para uma imersão proposta pela direção de arte realizada na exposição, que foi fiel aos ambientes e cenários originais da série, trazendo ao visitante uma sensação espacial real”, explica o professor.

Unindo diversão e nostalgia, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre como funciona o universo dos programas de TV, um dos principais mercados do curso a que estão se dedicando em sua formação profissional.

Castelo Rá Tim Bum – A exposição fica no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo,  até o dia 16 de novembro e já foi vista por mais de 83 mil pessoas.

Veja mais