Cultura e Ciência

Alunos de Psicologia apresentam TCC em congresso luso-brasileiro

Alunos do curso de Psicologia, do UNASP campus São Paulo, apresentaram suas pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no VI Congresso Brasileiro e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, ontem (19). Segundo o professor da disciplina que direciona os alunos na produção do TCC, Glauber Moreira, essa é uma grande oportunidade dos estudantes conseguirem […]

Texto: Aira Annoroso

Alunos do curso de Psicologia, do UNASP campus São Paulo, apresentaram suas pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no VI Congresso Brasileiro e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, ontem (19).

Segundo o professor da disciplina que direciona os alunos na produção do TCC, Glauber Moreira, essa é uma grande oportunidade dos estudantes conseguirem expor seus trabalhos de pesquisa para a academia científica. “Dessa forma eles podem discutir com outros pesquisadores, se aproximar da sua futura profissão, além de ser um passo importante para de geração de networking e visibilidade para seu futuro profissional”, destaca.

O docente ainda acrescenta que, para o curso de Psicologia do UNASP, a participação dos alunos num evento como esse tem grande valor. “Isso amplia a oportunidade de troca de conhecimentos e boas práticas no âmbito da Psicologia com temas de vanguarda e rigor científico, possibilita a capacitação de alunos e docentes nas temáticas abordadas”, afirma.

Em concordância com o docente, o aluno Alison Dimi comenta que ter participado do congresso agregou bastante em seu desenvolvimento acadêmico. “Além de apresentar a nossa pesquisa, estou assistindo as palestras que são dirigidas por profissionais capacitados e que possuem uma grande bagagem acadêmica”, revela.

Congresso Brasileiro e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde

O IV Congresso Brasileiro e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde é um evento científico internacional, com grande expressão para a academia, envolvendo pesquisadores de diferentes áreas da América do Sul e Europa e que esse ano teve como temática: “DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE”.

O objetivo é apresentar as produções científicas e as atuações de profissionais que se constituem a partir da compreensão sobre as relações entre a psicologia, saúde e políticas públicas. Nesse sentido, constitui a continuidade de esforços de intercâmbio e aprimoramento da pesquisas, cientistas e universidades de renome no Brasil e no exterior da prática na área da Psicologia da Saúde.

Participação dos alunos

Duas duplas do UNASP apresentaram seus trabalhos no congresso:

Insegurança, agressividade e introversão em crianças que vivenciam o divórcio dos pais: um estudo das percepções em diferentes etapas do ciclo vital – Alison Dimi de Paula e Lorena Silva Oliveira (orientação da docente Vivian Araújo)

A escolha da não-maternidade: os impactos psicossociais na mulher contemporânea – Giovanna Cardoso e Luana Nunes

Apresentação da pesquisa de Alison Dimi de Paula e Lorena Silva Oliveira.

Alison acredita que sua pesquisa, em parceria com sua colega Lorena, tem bastante relevância e que puderam contribuir com a ciência. “Buscamos verificar a opinião de três gerações (jovens adultos; adultos e idosos) em relação aos comportamentos de insegurança, agressividade e introversão nas crianças que vivenciam o divórcio dos seus pais”, conta.

Nessa pesquisa, os estudantes puderam constatar que os três grupos de pessoas que participaram do estudo, concordam entre si que após o divórcio, a criança terá seu desenvolvimento afetado. “Foi muito bom estudar sobre isso, pois vemos que no Brasil o divórcio acontece com muita frequência”, frisa Alison. Ele afirma também que foi justamente o número expressivo de divórcios que os motivou a pesquisar sobre o assunto e buscar verificar o impacto que terá na vida dos filhos que vivenciam o divórcio dos pais.

Apresentação da pesquisa de Giovanna Cardoso e Luana Nunes.

Em contrapartida, a dupla Luana e Giovanna, quando pensaram no projeto queriam dar voz às mulheres que optam pela não-maternidade. “Muito se fala sobre os desafios vinculados à maternidade, mas poucos refletem sobre os possíveis impactos em uma mulher que não se enxerga no papel de mãe e faz uma escolha diferente do esperado”, analisa Luana.

Para ela, o congresso foi uma experiência muito rica, onde todos os conteúdos e pontos de vista foram relevantes. “A oportunidade de levar nosso tema foi uma honra, pois considero um assunto que cada vez mais deve ganhar espaço e ser estudado”, conclui.

Veja mais