Acontece no UNASP

Alunos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica participam de aula prática no UNASP Engenheiro Coelho

Os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica ofereceram uma aula prática da disciplina de Forragicultura aos seus alunos. Os estudantes participaram da classe, cujo objetivo foi aplicar o conhecimento teórico recebido em situações reais de campo. A aula foi dirigida pelo professor e coordenador adjunto do curso, João Aranega, na Fazendinha da instituição.  O […]

Texto: Hellen Piris | Edição: Theillyson Lima

Aula prática foi o espaço para que estudantes aplicassem os conceitos aprendidos em sala de aula.
Estudantes aplicaram os conceitos aprendidos em sala de aula

Os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica ofereceram uma aula prática da disciplina de Forragicultura aos seus alunos. Os estudantes participaram da classe, cujo objetivo foi aplicar o conhecimento teórico recebido em situações reais de campo. A aula foi dirigida pelo professor e coordenador adjunto do curso, João Aranega, na Fazendinha da instituição. 

O prof. Aranega explica que especificamente na disciplina de Forragicultura a participação presencial é fundamental para o aprendizado correto e absorção do conteúdo.

“É essencial que os alunos entendam de maneira prática o que precisam fazer a campo, desenvolvam habilidades cognitivas e motoras, caso contrário não terão segurança para prestar assistência técnica no futuro”. 

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de “colocar a mão na massa”. Equipados com enxadas, cavaletes e fitas métricas, eles realizaram as atividades propostas pelo prof. Aranega durante as explicações teóricas. “Para mim é extremamente gratificante poder propagar o conhecimento para que este seja multiplicado no dia a dia das propriedades rurais que serão atendidas pelos nossos futuros profissionais”, destaca Aranega. 

Alunos de Medicina Veterinária têm aula prática sobre Forragicultura.
Alunos tiveram aula prática sobre Forragicultura e outros conceitos

A aluna do terceiro semestre de medicina veterinária, Samara Batista, conta que se sente mais animada e encorajada após a aula prática. “Hoje com certeza eu vou voltar para o meu quarto com muito mais vontade de estudar e de continuar me preparando para ser uma profissional competente”, assegura ela.  

Quem concorda com Samara é o seu colega Matheus Galvão. Ele também está no terceiro semestre do curso e aponta a importância de poder contar com uma aula prática. Além disso, Galvão admite que nas aulas on-line às vezes se perde um pouco da noção da realidade da área de atuação e mesmo que “sejam excelentes professores e passem o conteúdo corretamente, o aprendizado é um pouco limitado”. 

Aula prática abordou diversos conteúdos

Os temas abordados na atividade foram: Análise de solo, Implantação de Plantas Forrageiras, Dinâmica do Crescimento de Plantas Forrageiras, Diferenciação de Plantas Forrageiras, Métodos de Pastejo, Manejo de Pastagens e Cálculo da Produção de Forragem. A atividade começou às 8h da manhã e foi até as 10h30. 

Para evitar aglomerações, as aulas práticas foram divididas em quatro grupos, com dias de atividade separadas para cada um deles. Desse modo, a instituição manteve todos os protocolos de segurança. 

O UNASP campus Engenheiro Coelho se preocupa em cumprir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos órgãos governamentais. As recomendações de distanciamento social, uso recorrente de álcool em gel e de máscaras em todos os ambientes são mantidas por todos dentro do campus.

Aula prática contribuiu para o desenvolvimento dos estudantes.
Alunos se reuniram pra aprender conceitos teóricos na prática

Veja mais