Impacto Social

Alunos de Farmácia realizam campanha sobre o uso racional dos remédios

A cidade de Engenheiro Coelho foi escolhida pelos alunos para a distribuição de cartilhas de conscientização.

Texto: Mariana Santos | Edição: Theillyson Lima

Os alunos do curso de Farmácia do UNASP Engenheiro Coelho foram até o centro da cidade para realizar um projeto de extensão universitária junto à comunidade. A campanha de conscientização sobre o uso racional dos remédios levou informação aos moradores e contribuiu para o aprendizado  dos alunos envolvidos.

Campanha de conscientização sobre o uso racional dos remédios aconteceu em Engenheiro Coelho.
Alunos de Farmácia participaram de ação na Cidade de Engenheiro Coelho. Foto: Fellype Willyam

Logo pela manhã, no horário correspondente à aula, os alunos se reuniram na faculdade e foram com o ônibus do UNASP até uma praça estrategicamente escolhida. Enquanto alguns estudantes permaneceram na praça abordando os moradores que passavam, outros alunos se dividiram entre os bairros mais próximos para conversar com a comunidade. 

O desenvolvimento do projeto

Durante a manhã, os alunos distribuíram uma cartilha previamente preparada e conversaram com os moradores sobre a importância de consultar um médico ou farmacêutico sempre que precisar ingerir alguma medicação. Na cartilha foram colocadas informações sobre o jeito ideal de armazenar medicamentos, a importância de não misturar os medicamentos com bebidas alcoólicas e também informações adicionais como a importância da bula.

Alunos e professores têm trabalhado nesta atividade desde o mês de março e, segundo o professor responsável pela disciplina de extensão, Winton Nunes, o resultado foi bastante satisfatório. “Nós fizemos uma reunião com toda a classe, com o grupo de alunos que participariam dessa extensão. Tínhamos a ideia de fazer um projeto sobre o uso racional de medicamentos, que é uma bandeira do Conselho Regional de Farmácia, então construímos o material”, explica o professor.

De acordo com o professor, essas atividades são vantajosas para todas as partes envolvidas. Ele afirma: “Os moradores ficam satisfeitos com a abordagem desses alunos trazendo informações e fazendo essa prática de vivência junto com a população. Eu acho tudo muito interessante porque isso dá visibilidade para o curso de Farmácia”.

Cerca de 35 alunos participaram da atividade prática que é prevista na grade curricular do curso. Considerando que o projeto de extensão universitária foi instaurado este ano, a vivência foi novidade para tanto para os estudantes do primeiro quanto do quinto semestre de Farmácia. 

Materiais foram produzidos por professores e alunos durante o semestre letivo. Foto: Fellype Willyam

Contato com a comunidade

Adriana Silva, moradora de Engenheiro Coelho, faz tratamento contínuo com medicamentos controlados e afirma que “falta esse tipo de informação”, se referindo à cartilha distribuída pelos alunos. “É legal isso aí que vocês estão fazendo, seria bom se tivesse sempre”, incentivou a moradora.

Deborah Rocha, a aluna do quinto semestre que conversou com Adriana, acredita que a experiência prática ajuda os alunos a terem “uma visão menos utópica da profissão”. “Eu fiz estágio na Farmácia Municipal de Artur Nogueira e em uma UBS em Engenheiro Coelho. Em ambos os casos eu tive contato com a comunidade, conquistei a confiança deles. Se eles confiam em você, eles te falam o que está acontecendo e você consegue dar uma instrução muito melhor”, explica a aluna.

O professor Wilton comenta que “o curso de Farmácia é um curso novo que está crescendo, está sendo ampliado em termos de conhecimento”, portanto, atividades práticas como a campanha de do uso racional de remédios, são essenciais para o avanço da graduação.

Comunidade foi abordada pelos alunos para conversar sobre o tema. Foto: Fellype Willyam

Veja mais