Profissão e Mercado

Alunos de Contábeis e Administração apresentam trabalhos em Congresso Internacional

Na última semana, dos dias 29 a 31 de maio, aconteceu o 16º Contecsi International Conference on Information Systems and Technology Management, realizado na Universidade de São Paulo (USP). Nesta edição, 13 estudantes dos cursos de ciências contábeis e administração do Unasp Hortolândia tiveram seus trabalhos enviados e aprovados no evento. Número que coloca o […]

Texto: Glória Barreto

Equipe de professores e alunos do Unasp Ht que participaram do 16º Contecsi

Na última semana, dos dias 29 a 31 de maio, aconteceu o 16º Contecsi International Conference on Information Systems and Technology Management, realizado na Universidade de São Paulo (USP). Nesta edição, 13 estudantes dos cursos de ciências contábeis e administração do Unasp Hortolândia tiveram seus trabalhos enviados e aprovados no evento. Número que coloca o Unasp entre as instituições com maior número de trabalhos no congresso.

O Contecsi é um evento que discute os efeitos da Tecnologia da Informação e dos Sistemas de Informação nas organizações e sociedade. Ele é muito válido para os cursos de Ciências Contábeis e Administração pelas características de gestão e uso da informação e dos sistemas de informação para tomada de decisão. O evento é parte integrante da AIS – Associação de Sistemas de Informação.

 

Destaques do Unasp

Dentre todos os trabalhos aprovados no evento, foram premiados os quatro melhores nas duas categorias de iniciação científica (poster e apresentação oral). Os estudantes do Unasp tiveram o privilégio de estar entre os melhores, tendo um artigo premiado em cada categoria.

Falando especificamente dos trabalhos dos estudantes do Unasp, dos 13 trabalhos aprovados, 11 trabalhos foram apresentados pelos 19 alunos presentes no evento.  Um resultado que, segundo o coordenador do curso de Ciências contábeis, Edilei de Lames, demonstra o crescimento acadêmico dos estudantes. “É gratificante ver os alunos desenvolverem-se profissional e cientificamente e alavancarem suas carreiras pela participação em eventos como este, de elevada visibilidade internacional”, enfatiza o coordenador.

No 15ª Contecsi que aconteceu em 2019, o Unasp levou 16 alunos e quatro professores, três estudantes foram convidados para participar de capítulos de livros de diversas áreas, além de publicações em revistas especializadas.

Iniciação Científica abre portas para o mercado de trabalho

Outro aspecto relevante é o interesse do mercado por profissionais com este perfil de pesquisador. As empresas olham com bons olhos para os alunos da iniciação científica pois são alunos que desenvolvem a habilidade de enxergarem soluções onde a maioria das pessoas só vê problemas.

“Tivemos mais de um caso de contratação e promoção na carreira profissional advinda da iniciação científica. Num dos casos, o aluno colocou a informação de apresentação no CONTECSI no Linkedin e, o diretor da empresa que ele trabalhava viu, reuniu os gerentes e o aluno fez a apresentação para todos, discutindo o assunto por cerca de duas horas. Pouco dias depois foi promovido para trabalhar na matriz em São Paulo”, relatou Lames.

Passos da Conquista

Um dos trabalhos que receberam menção honrosa na categoria resumo expandido, foi a pesquisa das alunas Tamiris Elles e Tamara de Oliveira, sobre a Importância do plano de negócio para a sobrevivência das PMES. Ambas alunas do sétimo semestre do curso de administração, fizeram muito esforço para concluir e enviar o trabalho para o congresso, mas ficaram satisfeitas com os resultados e são gratas pelo apoio recebido de seus professores.

“Foi realmente estressante, mas quando você está lá no congresso e vê onde sua pesquisa chegou, você percebe que todo o esforço, valeu a pena! Foi o resultado do empenho de muitas pessoas. Sou grata aos professores, ao nosso orientador, professor Bassiro, e a toda a estrutura que o Unasp nos proporcionou para nos trazer até aqui. Esse apoio nos mostrou que erámos capaz e ficamos muito felizes com o resultado”, agradeceu Tamiris.

Veja mais