Profissão e Mercado

Alunos de agronomia do Unasp aprendem como usar tecnologia na agricultura

No último final de semana, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), ofereceu o curso de Introdução ao Mapeamento Aéreo com Drone e Aplicação na Agricultura. O engenheiro ambiental, Murilo Dias, foi o instrutor das aulas e ensinou temas como plano de voos, sobreposição, visão estereoscópica, voo em faixas, sistemas de posicionamento e como […]

Texto: Eliandra Zanquetta

No último final de semana, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), ofereceu o curso de Introdução ao Mapeamento Aéreo com Drone e Aplicação na Agricultura. O engenheiro ambiental, Murilo Dias, foi o instrutor das aulas e ensinou temas como plano de voos, sobreposição, visão estereoscópica, voo em faixas, sistemas de posicionamento e como trabalhar com o software.

A agricultura é um dos setores que mais se utiliza de tecnologia para obter dados, e “esse curso é extremamente importante para quem está neste segmento. Ao dominar essa tecnologia é possível tomar decisões mais assertivas sobre o que fazer.” Certifica o instrutor Murilo Dias.

Por meio dos drones e softwares especializados é possível ter uma visão ampliada da área de interesse e definir a situação do plantio, o índice de mortalidade dos produtos, a qualidade da plantação, os locais onde é necessário entrar com planos de ação e onde há falhas no cultivo.

Os alunos tiveram oportunidade de praticar as aulas, sobrevoando o território do Unasp com dois drones diferentes e analisando o terreno. O estudante de agronomia, Luiz Eduardo, já trabalha na área agrícola, mas o uso desses equipamentos foi uma novidade e pretende se aprofundar.

A inovação tem facilitado o cotidiano dos agricultores. Para usar no próprio negócio, deve-se realizar cursos ou contratar empresas especializadas. A fim de oferecer aprofundamento, o instrutor ofereceu a todos os inscritos um desconto de 50% nos cursos da DronEng.

Veja mais