Acontece no UNASP

Alunos cantam músicas no intervalo das aulas em ação do Setembro Amarelo

Ação do Setembro Amarelo envolve músicas no intervalo das aulas. Um repertório de canções contendo mensagens de esperança, amor e amizade.

Texto: Glória Barreto

Dois jovens de camiseta amarela cantando para os colegas no pátio do colégio.
Estudantes cantam durante o intervalo das aulas em ação do Setembro Amarelo.

“Quem canta, seus males espanta”! A frase do personagem Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, ganhou sentido prático com apresentações de músicas no intervalo das aulas da educação básica e graduação do UNASP Hortolândia, na última segunda-feira (14).  Como parte das ações do Setembro Amarelo, os alunos apresentaram um repertório composto por canções animadas, repletas de mensagens de esperança, amor e amizade.

E o resultado? Os estudantes assistiram, filmaram e cantaram junto com os colegas. Além disso, a equipe da pastoral preparou um cartãozinho de lembrança para os estudantes, que foi entregue durante as apresentações, acompanhado de um bombom. O bilhete dizia: “Sua vida vale ouro”!

Uma jovem segura o cartão e um bombom ouro branco.
Alunos receberam um bombom e cartãozinho que dizia: “Sua vida vale ouro”.

Viva a Vida – Músicas no Intervalo

Setembro é um mês importante para o combate ao suicídio, por isso diversas iniciativas têm sido desenvolvidas em todos os campi UNASP sob o slogan Viva Vida!

Segundo o capelão do ensino superior, Lúcio Pereira, o objetivo das músicas no intervalo é promover a vida, proporcionando um momento interativo com canções alegres, um cartão, um doce e muita amizade.

“Queremos celebrar a vida nas pequenas alegrias que a mesma oferece”, garantiu Pereira.

Alunos tocando guitarra, trompete e violão.
As músicas no intervalo foram cantadas e tocadas pelos próprios alunos.

Música e saúde

A Cochrane Library em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou uma pesquisa que destaca a importância da música como tratamento terapêutico. Segundo o artigo, o simples ato de ouvir música pode melhorar as frequências cardíaca e respiratória.

Sabendo o quanto a música pode influenciar o humor e a saúde dos estudantes, ela foi intencionalmente escolhida para estar entre as iniciativas e ações do Setembro Amarelo no UNASP campus Hortolândia.  

Um novo momento de músicas no intervalo já vem sendo organizado e está previsto para dia 27 de setembro, com a participação dos próprios alunos tocando e cantando.

“Por vezes ações simples como um bom dia, um sorriso, uma música, podem impactar significativamente nossa vida. Talvez é a lembrança de que a vida é bela, arte, poesia”, descreveu Pereira.

Viva a vida

O capelão Gustavo Cardoso, que liderou e participou da ação  dos alunos do ensino fundamental II e ensino médio, explica que com o slogan Viva a Vida os três campi UNASP vão realizar diversas ações durante o mês de setembro, sempre com o intuito de combater o suicídio e celebrar a vida.

“A gente não apenas fala do combate ao suicídio, depressão ansiedade e outros transtornos emocionais, a gente enfatiza a vida e o que ela tem de melhor a nos oferecer. Incentivamos nossos alunos a terem uma perspectiva de esperança, de que dias melhores virão”, destacou Cardoso.

Imagem com alunos e funcionários usando camisetas amarelas com o título da campanha do Setembro Amarelo: Viva a Vida.
Equipe de alunos e funcionários que realizaram a ação no intervalo das aulas da educação básica.

Veja mais