Acontece no UNASP

Alunos atletas patrocinados pelo UNASP evangelizam na “Maratona no Rio”

Os alunos atletas participaram do evento com camisetas que estampavam a frase “Jesus coming back” e distribuíram os livros “Conhecer Jesus é Tudo” e “O Grande Conflito” doados pela CPB.

Texto: Isabela Vitória | Edição: Theillyson Lima

Alunos atletas foram apoiados pelo UNASP.
UNASP apoiou a iniciativa dos alunos. Foto: Arquivo Pessoal

“Começo” é a palavra escolhida por João Pessoa para descrever a oportunidade que ele e Thiago da Silva, colega de curso, receberam na última semana. Patrocinados pelo UNASP, os alunos atletas participaram da “Maratona do Rio”, o maior festival de corrida de toda a América Latina, que ocorreu no dia 15 de novembro.

O objetivo da viagem, além de participar da competição, foi compartilhar a mensagem de Deus. “A medalha foi apenas o triunfo de uma jornada, estamos usando a corrida para um propósito principal que é a pregação do evangelho. A maratona é apenas um canal que encontramos para fazer isso”, afirma Thiago.

Os alunos atletas participaram do evento com camisetas que estampavam a frase “Jesus coming back” e distribuíram os livros “Conhecer Jesus é Tudo” e “O Grande Conflito” doados pela CPB. Thiago também conta que correu com o lenço dos Desbravadores e a experiência rendeu momentos muito agradáveis. “Muita gente que era adventista reconhecia o lenço e gritava ‘maranata’ e eu dizia ‘o senhor logo vem’. É impressionante como muitos conheciam, e os que não, logo vinham perguntar para mim”.

De acordo com João Pessoa, a iniciativa surgiu de um recente projeto de incentivo à corrida: “Há alguns meses o UNASP Run vem crescendo no colégio. Baseado nesse interesse dos alunos, apresentamos um projeto para a diretoria na área de estilo de vida e saúde dos alunos do futuro na instituição”. 

Além de trazer estímulo às práticas esportivas e ao cuidado com a saúde física, o Pró-reitor de Desenvolvimento Estudantil, Carlos Ferri afirma: “A iniciativa resulta em visibilidade para o campus e para os alunos”, assim, abrindo portas para novas oportunidades. Ferri ainda pretende criar um grupo de corrida para que outros alunos possam ter também oportunidades como essa.

A Superbom, Casa Publicadora Brasileira, o Diretório Acadêmico do curso de Teologia e a Escola de Esportes do UNASP também tiveram parte ativa para que o projeto pudesse se tornar realidade. Sobre a experiência, João comenta que “o sentimento de alegria, realização e satisfação ao chegar na linha de chegada é único. É aquele tipo de momento que entendemos que a vida vale a pena. […] Imagina o momento em que chegarmos no céu! Simplesmente emocionante”. 

Corrida como meio de superação

Para alguns a corrida pode ser apenas um passatempo, mas para esses dois estudantes ela tem um grande significado. Thiago conta que viveu o pior período da sua vida depois de quatro grandes perdas familiares que o atingiram durante o ano. De acordo com ele, a teologia e a corrida como meio de evangelizar têm sido como uma janela para escapar de suas perdas sentimentais. 

João, por sua vez, possui a corrida como símbolo de superação física. Depois de duas sérias complicações de saúde, um deslocamento no ombro e uma forte batida na cabeça, correr é uma forma de agradecer a Deus pela vida. “Simplesmente inexplicável de dizer em palavras. Um grande privilégio que nunca mais vou esquecer”, afirma o estudante sobre a maratona.

Veja mais