Profissão e Mercado

Aluna do UNASP ganha concurso e participa do festival de Cannes

Realizar uma viagem internacional tão jovem estava fora dos planos de Bianca, mas um concurso divulgado em sala de aula tornou esse sonho realidade.

Texto: Thaís Fowler

O UNASP, campus São Paulo, é uma das instituições de São Paulo contempladas pelo projeto social PerifaLions, criado para dar visibilidade, oportunidade e ser a ponte de conexão entre os jovens talentos das periferias e o mercado publicitário.

Bianca Nascimento, aluna do curso de Publicidade e Propaganda, participou do concurso Perifa em Cannes 2022,  do PerifaLions. Foram selecionados três jovens talentos periféricos para irem ao Festival de Cannes, na França, com tudo pago. A aluna ganhou em 1° lugar na categoria geral do concurso e além da viagem, ela e outros ganhadores foram contemplados com aulas intensivas de inglês, novas oportunidades em vagas de estágios e bolsa de estudos.

“Quando eu fiquei sabendo do resultado, minha sensação foi de pura felicidade, eu só sabia chorar e sorrir sem parar. Me senti muito especial por tudo e todos. Dar orgulho para minha família, principalmente para minha mãe e meus professores foi incrível”, ressalta a aluna.

De acordo com o professor Flávio Salcedo, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, essa foi uma conquista mútua. “Levar uma aluna para participar do maior evento de publicidade é uma das maiores conquistas que se pode ter como professor”, afirma.

Os participantes precisaram criar um vídeo em formato de reels  para o Instagram, com o intuito de divulgar a plataforma do PerifaLions. O vídeo produzido pela Bianca é cheio de transições interativas e informações importantes sobre o projeto. Sem deixar o humor de lado, a aluna transmitiu a mensagem de forma clara e objetiva.

“Esse concurso me deixou muito inspirada por ser em formato de reels. O maior sucesso do Instagram é fazer vídeos, produções áudio visuais e eu já tenho um pouco de experiência nisso, então, quando vi que o concurso se tratava de fazer um vídeo criativo que é uma das áreas que mais tenho habilidades, eu me senti esperançosa e muito confiante”, afirma Bianca.

A participação dos alunos do concurso foi voluntária e o UNASP deu apoio para os alunos que tiveram interesse em participar. Bianca conta que realizou o trabalho sozinha, mas a orientação dos professores também foi importante nesse processo. “Realizar esse projeto foi incrível, desde criar o roteiro até produzir as transições de vídeo. Nesse processo, as orientação dos professores fez a diferença”. 

Participação no festival

Presenciar o Festival de Cannes, na França, foi uma vitória que Bianca alcançou. Sua primeira viagem internacional lhe proporcionou uma “experiência surreal”, além de conhecer outra cultura, pessoas e lugares. 

Durante o evento, Bianca pode assistir palestras, acompanhar as premiações, participar de oficinas oferecidas pela empresas patrocinadoras como, Facebook, Instagram, Pinterest, entre outras. “O festival foi incrível, principalmente pela oportunidade de fazer networking e contatos com empresas brasileiras que estavam lá também. Saí de lá com uma bagagem de conhecimento imensa”, relata.

PerifaLions

Há dois anos o PerifaLions atua para dar mais protagonismo a talentos periféricos, conectá-los com o mercado e inserir  jovens talentos vindos de regiões menos favorecidas de São Paulo e do Brasil.

Ficou curioso para ver o projeto que premiou Bianca Nascimento? Assista agora mesmo!

Veja mais