Profissão e Mercado

Aluna do Colégio UNASP é aprovada em Harvard

A estudante se formou no programa de High School oferecido pelo UNASP e deseja estudar as áreas de Políticas Públicas e Educação.

Texto: Theillyson Lima

A aluna Carolina Barbosa Lindquist, do Colégio UNASP campus Engenheiro Coelho, foi aprovada para fazer sua faculdade na Harvard University. A estudante se formou no programa de High School oferecido pelo UNASP e anteriormente também foi aprovada no curso de verão em Stanford.

“Eu estou super animada para ir e também aliviada. Essa foi a primeira universidade que eu recebi a resposta da aplicação. Quero conseguir aproveitar ao máximo os recursos da faculdade”, comemora a estudante. 

Aluna aprovada em Harvard fazia parte do Colégio UNASP.
Aluna aprovada em Harvard fazia parte do Colégio UNASP, campus Engenheiro Coelho.

A escolha do curso a ser estudado é um pouco diferente nos Estados Unidos, pois os estudantes precisam ser primeiramente aprovados na instituição, escolher algumas disciplinas, para só depois direcionarem a formação. “Eu indiquei que tenho interesse em Economia, Ciências Políticas e Ciências Sociais. Portanto, meu interesse é explorar Políticas Públicas e Educação”, explica Carolina. 

Processo de candidatura

E-mail de aprovação enviado por Harvard.

O processo de candidatura para a aluna ser aprovada em Harvard ou em outras faculdades e universidades estadunidenses é bastante complexo, exigindo documentações da parte acadêmica e até elementos pessoais dos estudantes. “Durante todo o semestre a gente precisou apresentar diversos documentos, relatórios da parte acadêmica da aluna, comportamental, entre outros aspectos”, explica o diretor do Colégio UNASP, Henrique Romaneli. 

Carolina conta que precisou reunir diversos documentos para que a candidatura fosse aprovada. “Eles pedem o histórico do Ensino Médio ou High School, atividades que você faz, prêmios que ganhou. Também é preciso fazer o “ENEM americano”, o SAT, teste de proficiência em Inglês, enviar redações para faculdade, o currículo, fazer entrevista e apresentar cartas de recomendação de professores e administração da escola”, explica. 

Outro fator interessante nesse processo é o valor dado para as atividades que não estão relacionadas com o estudo formal. “ É um processo que envolve todo o seu currículo acadêmico, mas também o que você faz fora da escola, como trabalhos, experiências e tudo o que é feito na sua vida”, ressalta Carolina. 

Programa High School UNASP

O Colégio UNASP proporciona educação completa, integral, fundamentada numa filosofia que estimula o desenvolvimento físico, intelectual e espiritual do aluno por meio de múltiplas atividades. O programa norte-americano é feito em parceria com a Griggs International Academy e traz aos alunos da Rede Adventista de Ensino a oportunidade de cursar o High School americano.

Essa oportunidade fez uma grande diferença no desenvolvimento da aluna. “O programa do High School contribuiu demais pra mim, porque durante o estudo a gente tem uma experiência muito imersiva no inglês. Então isso faz muita diferença pra fazer entrevista”, explica Carolina. Além disso, as atividades realizadas durante o High School são as mesmas realizadas nos Estados Unidos, o que também facilitará o caminho da estudante na faculdade, pois já aprendeu as regras que são utilizadas no exterior.

Planos para o futuro

O momento ainda é de comemoração, mas Carolina Lindquist já pensa em como utilizar os conhecimentos que serão adquiridos em Harvard no futuro. “Eu quero poder voltar para o Brasil e contribuir principalmente com políticas públicas e educacionais. Eu quero entender ao máximo quais são as melhores formas de resolver alguns problemas que temos aqui e conseguir aplicar isso trabalhando no setor público”, finaliza a estudante. 

Estudante participando de evento acadêmico.

Veja mais