Impacto Social

Universitários do Unasp revitalizam Casa da Criança de Cosmópolis

O projeto contemplou serviços de alvenaria, pintura e paisagismo, além de um campeonato de futebol. O público vai conhecer a ação no dia 21 de outubro no Unasp  O desafio de unir conhecimentos acadêmicos com benefícios sociais foi aceito pelos alunos da faculdade de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro […]

Texto: Redação Unasp EC

O projeto contemplou serviços de alvenaria, pintura e paisagismo, além de um campeonato de futebol. O público vai conhecer a ação no dia 21 de outubro no Unasp

 O desafio de unir conhecimentos acadêmicos com benefícios sociais foi aceito pelos alunos da faculdade de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Motivados pelo trabalho coletivo e a possibilidade de transformar realidades diferentes, foram desenvolvidos 10 projetos que contemplaram desde aquisição de cadeiras de rodas até a revitalização de espaços. Entre essas iniciativas está o “Projeto Casa”, que propôs a revitalização da Casa da Criança no município de Cosmópolis (SP).

A casa da criança de Cosmópolis foi criada em 1980 com o objetivo de acolher meninas e meninos que não tinham local para ficar no contraturno escolar, como explica a presidente da instituição, Regina Nallin. “A ideia da casa da criança era dar uma formação de caráter e [que] desenvolvessem trabalhos educativos e manuais”, afirma. Atualmente a instituição atende crianças 6 a 12 anos.

A mobilização dos alunos parte do Projeto Integrador, uma inovação no programa pedagógico do curso de administração do Unasp, que permite a integração de conteúdos e a execução de projetos reais, que ampliam o conhecimento de mercado dos futuros profissionais. Todo o processo de desenvolvimento é acompanhado pelos professores da instituição. Reuniões periódicas norteiam e mantém o foco das ações.

Desafios
No “Projeto Casa”, a missão foi desafiadora, como explica o coordenador do projeto Renan Perlis Lotz. “Encontramos mato alto, canteiros mal cuidados, área para horta danificada, pintura da fachada apagada e recepção com um aspecto negativo e desbotado”, revela. O cenário encontrado exigia um plano estratégico incluindo ações rápidas e pontuais.

Um cronograma de atividades foi montado e as obras iniciadas no mês de junho deste ano. Cada etapa foi pensada unindo conhecimentos acadêmicos às necessidades da Casa da Criança. O primeiro passo foi buscar financiamento. “Conseguimos os recursos necessários para a realização do projeto proposto mediante patrocínios, divulgação em rádio, jornal, redes sociais, doações de pessoas físicas, ajuda de voluntários, arrecadações por meio de venda de itens personalizados (chaveiros e flores) e eventos que realizamos com a ajuda de parceiros”, comenta o universitário.

Melhorias
As intervenções de reforma e manutenção contemplaram as partes internas e externas da Casa da Criança de Cosmópolis, como descreve Lotz. “Nosso projeto realizou a reforma e manutenção da parte externa e interna da instituição, pintando a fachada, recepção, almoxarifado e cuidando da arrumação interna da instituição”, descreve o universitário.

Além de ajustes na estrutura, uma horta já está rendendo alimentos e lucros. “Também realizamos a reforma total do paisagismo da instituição, arrumando canteiros já existentes, e criando dois novos canteiros com flores coloridas. Ainda criamos uma horta de 5m x 5,5m contendo tomate, alface, cebolinha e salsinha que está servindo para usufruto da instituição, resultando em lucros para a instituição caso haja a venda dessas verduras”, enaltece.

Uma campanha de valorização do ambiente da Casa da Criança também foi desenvolvida pelos universitários do Unasp. “Foram explicadas para as crianças e responsáveis pela instituição sobre os cuidados que precisarão ter para que tudo se mantenha como foi deixado, por meio de manuais e comunicados”, afirma Lotz.

Entrega
A sensação do dever cumprido vem com a certeza da do bem estar das crianças atendidas pela Casa da Criança de Cosmópolis. “Com a finalização deste projeto esperamos que as crianças voltem a sentir prazer em frequentar a área externa da instituição e possam se divertir, se sentirem mais à vontade, evitando riscos para a integridade física das crianças”, concluí.

A entrega oficial do projeto para os colaboradores e crianças atendidas aconteceu no dia 16 de setembro. O curso de administração do Unasp, campus Engenheiro Coelho, irá realizar uma exposição reunindo todos os projetos desenvolvidos através do Projeto Integrador. O evento acontece no dia 21 de outubro no Unasp, localizado na Estrada Municipal pastor Walter Boger, S/Nº, em Engenheiro Coelho (SP). A entrada para conhecer os projetos é livre e gratuita.

Veja mais