Não Classificado

Ações marcam 5 anos do programa O Amor é Capaz

Praticar o amor ao próximo é o objetivo de uma iniciativa que estimula a sensibilidade, a criatividade e traz sentido a vida de estudantes do UNASP campus São Paulo. O programa que existe há cinco anos busca diversas maneiras para mostrar do que o amor é capaz. Como parte das atividades incentivadas pelo programa, no […]

Texto: Redação

Praticar o amor ao próximo é o objetivo de uma iniciativa que estimula a sensibilidade, a criatividade e traz sentido a vida de estudantes do UNASP campus São Paulo. O programa que existe há cinco anos busca diversas maneiras para mostrar do que o amor é capaz.

Como parte das atividades incentivadas pelo programa, no último sábado, dia 3 de maio, cerca de 20 alunos e integrantes do Jovem Coral Unasp se uniram para doar sangue em um hospital da cidade de São Paulo.

Amor nas ruas 

O desejo de fazer gestos de amor também levou um grupo de universitários até a Avenida Paulista. Abraços, sorrisos e aproximadamente mil exemplares dos livros A Única Esperança e A Grande Esperança foram entregues para as pessoas que passaram no local que é bastante conhecido pelas manifestações populares e sua importância econômica.

A ação planejada pelos próprios estudantes acorreu na manhã do dia 26 de abril horas antes de mais uma marcha em defesa da legalização do uso da maconha. Antes dessa manifestação, a esperança de um mundo diferente e possível, conforme proposto por Cristo, passou por ali e deixou sua marca na vida de pessoas comuns e de moradores de rua.

A aluna do Curso de Psicologia, Sara Freitas, conta que se emocionou ao presenciar a reação de um mendigo que passava pela calçada da avenida enquanto os jovens sorriam e ofereciam abraços. Segundo ela, de início ele fechou a cara quando alguém lhe desejou um bom dia. Mas pouco depois estava de volta. “Ele disse que por muitos anos não havia recebido um bom dia e achava que já não existia por essa falta de atenção das pessoas e disse também que ficou muito emocionado e gostou muito da recepção do grupo. Ele acabou recebendo um abraço”, descreveu a universitária.

O mesmo sentimento motivou alunos do ensino médio do Colégio UNASP a levarem doações em roupas e alimentos para a ONG Projeto Vida Nova, que fica próxima ao campus do UNASP-SP e atende crianças carentes da zona sul de São Paulo.

“A gente louva não só com a nossa voz, mas através de amor, oferecendo amor para as pessoas. Então, é uma forma deles aprenderem a se doarem”, explica a professora Marla Lüdtke regente do Coral Tempo Jovem.

Estudantes calouros arrecadaram alimentos e produtos de higiene com o objetivo de oferecer a famílias pobres uma Páscoa mais feliz. A campanha, executada em um final de semana antes da festividade cristã, reuniu cerca de 430 universitários de diversos cursos do UNASP-SP que foram até a Comunidade Jardim Colombo para entregar cestas de Páscoa para 90 famílias. Essa comunidade é considerada a terceira maior da capital paulista. Cada casa visitada recebeu uma oração e uma breve mensagem sobre o verdadeiro significado da Páscoa.

No decorrer do mês de abril, 15 iniciativas como essas marcaram o aniversário do O Amor é Capaz. O programa, que completou 5 anos, estimula o amor ao próximo através de ações de solidariedade e atitudes simples. Tendo em comum o objetivo de mostrar o que o amor é capaz de realizar.

Comemoração

No dia 12 de abril, uma celebração reuniu alunos e comunidade na Igreja do UNASP-SP. Quem esteve presente pode ouvir testemunhos e também expressar seus sentimentos.

“O Amor é generoso e é espontâneo, esse é o objetivo. Quando a gente faz bem ao próximo, nós somos abençoados”, definiu o músico Silmar Correia que foi quem idealizou o programa que teve início em 2010.

O amor restaura

Diagnosticado com uma doença neurológica que dificulta o desenvolvimento físico, o pequeno Miguel, de apenas um ano de idade, recebeu carinho e amparo ao ser adotado pela família de dona Helena do Nascimento. Apesar das dificuldades, a nova família teve disposição para cuidar dele oferecendo afeto e cuidado.

Ao ser atendido na Policlinica do UNASP-SP, as estudantes do Curso de Fisioterapia, Leticia Simões e Sandra Dutra, se comoveram ao conhecer a história do garoto durante o estágio que realizam. Leticia pediu ajuda do coral em que participa e em pouco tempo fraldas e doações em dinheiro puderam atender a uma necessidade urgente.

“Eu sempre orei a Deus pedindo uma oportunidade de ajudar alguém. E coincidiu de no mesmo mês do O Amor é Capaz eu conhecer a história do Miguel. Estou muito feliz de estar sendo usada por Deus não apenas para cantar, mas realmente mostrar que o amor é capaz”, expressou Leticia.

O diretor geral do UNASP-SP, Helio Carnassale, acredita que cada gesto praticado durante o amor é capaz testifica sobre os princípios e a missão do centro universitário em servir e amar o semelhante. “Em uma cidade grande como São Paulo em que as pessoas vivem de forma agitada, egoísta, olhando só para os seus interesses. Durante um período criar motivação para que as pessoas expressem amor, levem, de forma emocional e material, a expressão de amor, é exatamente o sentido da nossa existência como escola”, enfatizou. 

por Murilo Pereira

 

Veja mais