Impacto Social

Ação Social atende vizinhos do Unasp

O dia 4 de setembro, foi um domingo diferente para a população que reside nas proximidades do Unasp campus São Paulo. Em um único dia, a Feira de Saúde e o Dia da Responsabilidade Social beneficiaram mais de 800 pessoas. Entre elas, adultos e crianças de diferentes idades que vieram ao centro universitário para receber […]

Texto: Murilo Pereira

O dia 4 de setembro, foi um domingo diferente para a população que reside nas proximidades do Unasp campus São Paulo. Em um único dia, a Feira de Saúde e o Dia da Responsabilidade Social beneficiaram mais de 800 pessoas. Entre elas, adultos e crianças de diferentes idades que vieram ao centro universitário para receber gratuitamente orientações sobre saúde e vários serviços gratuitos como testes de glicemia, pressão arterial, capacidade pulmonar, e ainda consultas com dentista e oftalmologista. A ação foi uma iniciativa da Igreja Adventista do Unasp-SP e contou com o apoio e execução da Extensão Universitária, dos cursos de ensino superior na área de Saúde, pós-graduação e do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.

Para o pastor da Igreja do Unasp-SP, Mauro Dias, esta ação demonstra o papel social da igreja perante a comunidade. “Nós estamos inseridos em um bairro carente. Essa comunidade não tem acesso a alguns serviços e a algumas informações. Por isso, aproximar-se dessa comunidade é muito importante. Também para fazermos amizades e trazermos esses amigos para conhecerem o evangelho. Assim a igreja consegue ao mesmo tempo pregar e atender a essas pessoas”, afirmou.

Segundo os organizadores, aproximadamente 170 voluntários estiveram envolvidos entre universitários, professores, funcionários e membros da igreja. Os atendimentos aconteceram das 9 às 16 horas no Centro de Atividades e Práticas Esportivas, Cenape.
A coordenadora da Extensão Universitária, Ana Paula Ramos, conta que a iniciativa vem de encontro a uma das finalidades de uma universidade que é a prestação de serviço social. “Nós já realizamos essa feira em diferentes lugares, mas é a primeira vez que nos unimos a igreja com esse formato de evento aqui mesmo no campus. Estamos aqui nada mais do que para cumprirmos mais uma vez o papel da universidade. Essa também é uma oportunidade de abrir as portas e dizer: ‘o campus universitário não é só para alunos. Usem o nosso ambiente, nós também estamos aqui para ajudá-los’. Em momentos como esse, a comunidade entra dos portões para dentro da escola e começa a enxergar que a universidade realmente pode ajuda-los de outras formas. Não só sendo alunos de graduação, pós-graduação ou mestrado. Eles podem vir que serão bem recebidos em diferentes eventos como esse”, explicou.

Ao chegarem na feira, os moradores logo passavam por um cadastramento e aguardavam poucos minutos para serem atendidos. Antes de tudo, conferiam os índices de glicemia, pressão arterial, medidas e o índice de massa corpórea, IMC. Com os dados e uma ficha nas mãos, entravam no circuito que apresentava na teoria e na prática os benefícios de cada um dos 8 remédios encontrados na natureza para o bem-estar do ser humano.

Cada estande trazia informações, respectivamente, sobre: ar puro, luz solar, alimentação saudável, atividade física, água, repouso e confiança no poder de Deus. Em todos eles, haviam demonstrações reais de como aproveitar esses recursos naturais. Como, por exemplo, no posto do descanso era possível receber massagem relaxante, no de atividade física, fazer exercícios aeróbicos e testar a resistência física. Uma versão infantil do mesmo circuito foi oferecida para as crianças em uma mistura de aprendizado e brincadeiras.

Com os dados em mãos sobre a própria saúde e o conhecimento sobre os hábitos que precisam melhorar, o último estande referente a Confiança em Deus, oferecia a oportunidade de expressar uma preocupação ou angustia, falar um pouco sobre a vida pessoal e receber uma oração. Todos os que concluíram todo o circuito foram convidados a participarem da semana especial de oração da Igreja do Unasp-SP com o diretor da TV Novo Tempo, pastor Laerte Lanza.

Ao terminarem o circuito e aprenderem cada um dos 8 remédios da natureza, os visitantes da feira também puderam aprender algumas técnicas de artesanato, arrumar e cortar o cabelo ou tirar sobrancelha em um salão de beleza montado no mesmo espaço, esclarecer dúvidas sobre questões judiciais e direito com advogados e representantes do Procon. Os tabagistas ainda puderam aprender sobre os riscos do cigarro e foram orientados sobre como deixar de fumar.

Muitos fumantes que passaram por lá foram convidados a participar do curso Como Deixar de Fumar que utiliza um método que já ajudou milhares de pessoas em todo o Brasil a deixarem o vício. Maria Helena Santos é voluntária em serviços de saúde na comunidade em que mora, mas ao participar do circuito dos oito remédios naturais e da feira, percebeu a importância de cuidar também da própria saúde. “Muitas vezes eu me preocupo tanto com as outras pessoas e esqueço de mim. Então por isso foi tão importante para mim vir hoje e convidar a minha amiga para participar junto deste evento”, disse.

Segundo Mauro Dias, durante a feira foi possível notar a reação e consideração das pessoas por serem ajudadas desta forma. “Há um sentimento natural de gratidão e de felicidade. Alguns de surpresa porque nunca haviam entrado pelos portões do Unasp e estado aqui conosco. Na verdade, fizemos muitos amigos aqui e a comunidade demonstra isso através de uma atitude de gratidão e alegria em estar participando aqui conosco deste grande evento”, ressaltou.

Veja mais