Acontece no UNASP

UNASP realiza 28ª Semana da Arte e promove pluralidade de experiências para os alunos

A 28ª Semana da Arte do UNASP, campus Engenheiro Coelho, aconteceu entre os dias 20 e 25 deste mês e foi desenvolvida com objetivo de valorizar os movimentos artísticos realizados no campus, além de contribuir com o aprimoramento dos conhecimentos profissionais dos alunos. Durante a semana especial os estudantes e funcionários da instituição compartilharam seus […]

Texto: Paula Orling | Edição: Theillyson Lima

Cartaz da Semana da Arte do UNASP.

A 28ª Semana da Arte do UNASP, campus Engenheiro Coelho, aconteceu entre os dias 20 e 25 deste mês e foi desenvolvida com objetivo de valorizar os movimentos artísticos realizados no campus, além de contribuir com o aprimoramento dos conhecimentos profissionais dos alunos.

Durante a semana especial os estudantes e funcionários da instituição compartilharam seus trabalhos por meio de exposições e recitais. Além disso, o evento, que foi presencial e virtual, promoveu palestras com especialistas da área para estudantes e convidados.

Palestras, recitais e exposições

A série de eventos começou com palestras sobre técnicas profissionais que ocorreram de forma presencial para os alunos e funcionários internos, e remota para estudantes do externato e convidados. Nestas apresentações, os temas abordados foram experiências na carreira musical, além de dicas para os alunos que logo entrarão no mercado de trabalho.

Entre os convidados estiveram cantores e artistas como Pedro Valença, Felipe Arco, Ingrid Barbosa, Douglas Carvalho, Regina Mota e Joyce Carnassale. Além deles, artistas de outros estados e países também participaram compartilhando seus conhecimentos por meio de Masterclasses e seminários on-line.

Na quarta-feira (22) e na quinta-feira (23), dois recitais musicais foram realizados com a presença dos alunos do curso na primeira edição e professores do curso de Música na segunda edição. Ambos os programas foram gravados e transmitidos pelo canal do YouTube da Escola de Artes e contaram com a participação de instrumentistas de várias
áreas, como pianistas, violinistas, saxofonistas e violonistas.

Semana que motiva e inspira

No recital da quarta-feira o estudante do curso de Música, Guilherme Leite, que acompanhou ao piano a aluna Rafaela Alvim em um dos recitais da programação, conta que a experiência foi fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Para mim é uma semana que me motiva e inspira em diversos aspectos”, explica ele.

Leite também comenta que o evento foi essencial para tomar algumas decisões importantes para sua carreira como músico. “No ano passado, por exemplo, decidi lançar meu primeiro single na semana da arte por conta de uma palestra que ouvi do Matheus Rizzo e da Laura Morena”, lembra. O estudante acredita que participar da programação é uma excelente forma de desenvolver a prática profissional e obter novos conhecimentos.

Relevância da Semana da Arte

As Semanas da Arte existem e são organizadas no campus a mais tempo do que o próprio curso de Música e são extremamente importantes para a graduação. A coordenadora do curso e doutora em música, Ellen Stencel, assegura que os alunos e professores que participam da programação conseguem desenvolver suas aptidões acadêmicas com mais sucesso do que aqueles que não comparecem às programações.

Ela também indica que, “esse é o momento que temos para discutir e debater sobre assuntos significativos e necessários na nossa área para como, por exemplo, a de pesquisa em música. Essa troca de experiências é muito interessante para o crescimento e desenvolvimento coletivo”, completa.

O aluno de música Pedro Ribeiro assistiu e participou das programações da semana e afirma que desfrutou e aprendeu com as palestras apresentadas pelos convidados, também ressalta que o contato com profissionais já inseridos no mercado proporcionou mais segurança com relação a sua própria carreira. “A semana da Arte me permitiu criar uma relação entre o que estudo na sala de aula e aquilo que preciso projetar para o meu
futuro profissional”, garante o aluno.

 Palestra da Semana da Arte do UNASP.
Palestras sobre temas específicos foram fundamentais para o desenvolvimento dos alunos

Veja mais