Cultura e Ciência

Pós-graduação do UNASP promove aulas abertas em áreas da Engenharia

A pós-graduação do UNASP promoveu uma série de lives entre os dias 7 a 9 de junho para os alunos e interessados em diversos temas relacionados à engenharia. As apresentações foram em formato de aulas que abordaram temas de várias pós-graduações. Os encontros foram oferecidos e transmitidos gratuitamente pelo YouTube e ofereceram certificado de participação […]

Texto: Franciele Borges| Edição: Theillyson Lima

A pós-graduação do UNASP promoveu uma série de lives entre os dias 7 a 9 de junho para os alunos e interessados em diversos temas relacionados à engenharia. As apresentações foram em formato de aulas que abordaram temas de várias pós-graduações. Os encontros foram oferecidos e transmitidos gratuitamente pelo YouTube e ofereceram certificado de participação para os inscritos.

Professor da pós-graduação, Artur Sartorti, fala para os estudantes.
Durante a live, professores mostraram a importância da pós-graduação

O professor e engenheiro calculista Artur Lenz Sartorti estreou as aulas falando sobre a Lei de Sitter. O conteúdo é uma amostra das pós-graduações em Projeto de Estruturas Metálicas e Mistas, em Estruturas de Concreto e Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto.

O segundo dia contou com a participação do coordenador da Pós-graduação em Segurança do Trabalho e engenheiro Mario Barraza Larios, que explicou a introdução à Geotecnia com investigação do solo. As aulas abordaram conteúdos das pós-graduações em Geotecnia, Infraestrutura e Pavimentos e em Avaliação de Áreas Contaminadas.

No último dia, ocorreu uma mesa redonda entre os professores Artur Sartorti, Marccella Belvedere, mestre em Estrutura e Geotecnia e professora no UNASP, Ivonei Teixeira, mestre em infraestrutura e transporte e Leandro Dias Kuster, doutor em Estruturas.

Importância da pós-graduação para a carreira

A professora Marccella Belvedere ressaltou a importância dos estudos paralelos para complementação e vivência na área. O bate papo foi útil para mostrar a importância do engenheiro especialista no mercado de trabalho. Isabela conclui que a equipe da coordenação quer facilitar o conhecimento.

O professor Leandro Kuster acrescenta que “há possibilidade de fazer duas pós-graduações no mesmo ano.” A facilidade de interagir simultaneamente em duas especializações é o foco nos projetos e conteúdos práticos. “O professor que dá aula na pós, tem um pé na sala de aula e outro pé na prática. Eles trabalham em projetos e escritórios e isso é uma diferença muito grande com quando se está aprendendo”, conclui Leandro.

Professor da pós-graduação, Ivonei Teixeira, fala para os estudantes.
Mesa redonda entre os professores discutiu temas variados da profissão

Veja mais