Acontece no UNASP

Programa de vacinação contra a Covid-19 é iniciado no Colégio UNASP, em Engenheiro Coelho

A vacinação contra a Covid-19 começou nessa semana para os profissionais do Colégio UNASP, campus Engenheiro Coelho, nesta semana. Quinze colaboradores foram vacinados entre segunda-feira (12) e terça-feira (13), na primeira fase da campanha de imunização. O objetivo é trazer mais segurança para as atividades educacionais, a fim de acelerar a retomada integral das aulas […]

Texto: Theillyson Lima

Profissionais foram vacinados em Engenheiro Coelho

A vacinação contra a Covid-19 começou nessa semana para os profissionais do Colégio UNASP, campus Engenheiro Coelho, nesta semana. Quinze colaboradores foram vacinados entre segunda-feira (12) e terça-feira (13), na primeira fase da campanha de imunização. O objetivo é trazer mais segurança para as atividades educacionais, a fim de acelerar a retomada integral das aulas presenciais.

A iniciativa faz parte das ações nacionais e internacionais no combate à disseminação do vírus. Neste sentido, o UNASP viabilizou e incentivou todos os colaboradores a tomarem a vacina dentro no cronograma pré-estabelecido. A secretaria do campus foi responsável pelo cadastro dos educadores no sistema do governo, além de receber a liberação para a aplicação da vacina.

O professor do Ensino Básico Henrique Romanelli comemora e acredita que os colegas “estarão mais protegidos, pois são parte fundamental do processo de ensino. Além disso, acreditamos que a vacina contribui para a diminuição do risco de transmissão da Covid-19, o que traz mais segurança para toda comunidade envolvida com o colégio”.

A direção do Colégio UNASP explica que todos os profissionais que têm contato direto com os alunos podem ser vacinados neste período, de acordo com os critérios definidos pelo governo.

“Já tive Covid-19 no meio do ano passado, e não foi nada fácil. Os sintomas ficam por meses. A segurança com a vacinação é pra mim mais um escudo contra essa doença e suas variantes. Por isso, estar no grupo prioritário por trabalhar no colégio, sim, é muito importante”, ressalta a professora Cristiane Oliveira.

Primeira fase da vacinação 

A primeira fase da vacinação abrange os profissionais da Educação Básica, que envolve Ensino Fundamental e Ensino Médio, com mais de 47 anos. Os colaboradores do UNASP foram encaminhados para Engenheiro Coelho, onde receberam a imunização, nos centros cadastrados pela prefeitura da cidade.

A secretária do UNASP, Elaine Afonso, auxilia os profissionais a realizarem o cadastro e explica que “o governo estadual controla o cadastro dos colaboradores, que devem comprovar o vínculo com as escolas e receber a aprovação para que sejam vacinados”. A funcionária também esclarece que o candidato à vacinação precisa ter vínculo há pelo menos dois meses com a instituição.

Além disso, podem receber a vacina funcionários que atuam em diversas funções, como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, coordenadores pedagógicos e professores temporários. Desse modo, todos os colaboradores que têm contato com os alunos serão imunizados. 

Vacinas abrangeram todos os profissionais que têm contato com os alunos

O diretor geral do UNASP, pastor Antônio Marcos, afirma que toda a instituição se preocupa em cumprir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos órgãos governamentais. As recomendações de distanciamento social, uso recorrente de álcool em gel e de máscaras em todos os ambientes são mantidas por todos dentro do campus.

Veja mais