Acontece no UNASP

Direito e Tecnologia: UNASP participa do São Paulo Tech Week

O UNASP campus São Paulo participou durante esta semana (entre os dias 12 e 18 de dezembro) da São Paulo Tech Week – maior festival de inovação do Brasil, cujo objetivo é posicionar São Paulo como o maior hub de inovação e geração de negócios da América Latina. Essa é a segunda vez que a […]

Texto: Aira Annoroso

O UNASP participou oferecendo palestras sobre Direito e Tecnologia pelo segundo ano consecutivo.

O UNASP campus São Paulo participou durante esta semana (entre os dias 12 e 18 de dezembro) da São Paulo Tech Week – maior festival de inovação do Brasil, cujo objetivo é posicionar São Paulo como o maior hub de inovação e geração de negócios da América Latina. Essa é a segunda vez que a instituição contribui com palestras que relacionam temas envolvendo áreas do Direito e Tecnologia.

SOBRE O FESTIVAL

Realizado desde 2015 pela Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Negócios, o festival sem fins lucrativos é composto por iniciativas e eventos que atraem e conectam milhares de talentos, empreendedores e investidores, promovendo o desenvolvimento da população por meio de educação, acesso à informação, somado a de oportunidades de negócios na cidade para empresários e investidores internacionais. Em 5 edições realizadas foram mais de 50 milhões em negócios gerados, mais de 200 mil participantes em mais de 1500 eventos relacionados à Inovação, Tecnologia, Criatividade e Novos Negócios.

UNASP NO SÃO PAULO TECH WEEK

O coordenador do curso de Direito do UNASP, Me. Walter Rubini, conta que, em 2019, o campus participou do festival contribuindo com duas palestras relacionadas ao Direito e à Tecnologia. Nesse ano de 2020, após convite oficial da Direção Executiva da São Paulo Negócios (organizadora do SPTW) com 18 opções de temas ligados às duas áreas, o UNASP liderou diversos eventos em parceria com instituições como a OAB/SP, AASP, CAASP, Ministério Público, PROCON, Universidade Metodista de São Paulo, PUC/SP e CAENI USP.

GEDECOMP

“A união do Direito com a tecnologia é uma preocupação constante do UNASP”, afirma Rubini, relembrando a criação do Grupo de Estudos em Direito e Computação (GEDECOMP), sob sua liderança do professor Dr. Laércio Carpes (coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UNASP).

Walter Rubini e Laércio Carpes afirmam que há consciência de que os temas debatidos relacionados ao Direito e à tecnologia demonstram a urgência da proximidade e capacidade de questionamento dos alunos. “O mundo virtual influencia, determina e escolhe os comportamentos sociais, o que faz que pensemos não somente em ferramentas úteis à sociedade, como também em mecanismos de proteção”, conclui Rubini.

Veja mais