Acontece no UNASP

UNASP consolida parcerias acadêmicas internacionais

Em busca de estreitar laços acadêmicos, o UNASP firmou parceria com a Montemorelos University; Linda Vista University e a Universidad de Navojoa, do México.

Texto: Victória Almeida

Em busca de estreitar laços e aproximar fronteiras, no mês de novembro o UNASP esteve presente nas três Universidades Adventistas do México: a Montemorelos University; Linda Vista University e a Universidad de Navojoa. Além de conhecer a cultura nativa e as estruturas das instituições, a iniciativa de internacionalização abriu oportunidades de intercâmbio e uma troca de práticas institucionais.

Estiveram presentes nas visitas o vice-reitor Executivo e diretor do Campus EC, pr. Antônio Marcos Alves juntamente com o pró-Reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Dr. Allan Macedo de Novaes e o diretor do Escritório de Desenvolvimento Internacional, Vinicius Menslin. Foram realizadas diversas reuniões administrativas nas universidades, a fim de conhecer cada um dos seus departamentos, alinhar pensamentos e abrir portas para que o UNASP seja acessível para troca de experiencias.

Para o diretor de internacionalização do UNASP, por meio dessa interação foi possível entender quais as possibilidades viáveis dos convênios que permitirão ampliar o processo de internacionalização da instituição adventista brasileira.

 “Um exemplo dessa parceria é o coordenador do Mestrado em Educação. Agora ele tem um acesso a essas três instituições para que os alunos da pós-graduação pós-fronteira possam realizar uma pesquisa com um público mais amplo”, completou Meslin, que complementa dizendo que, “dessa maneira, ampliam-se as possibilidades do docente e do discente para a realização de um programa onde pesquisadores possam ter seus materiais publicados em jornais científicos de outras universidades”.

Além dos projetos citados, está também a participação de professores e coordenadores em simpósios e congressos. Como já ocorreu no III Simpósio Internacional de Religiosidade e Espiritualidade na Integralidade da Saúde. As oportunidades se estendem para os alunos no desenvolvimento de artigos científicos, grupos de pesquisa, oportunidade de estudar disciplinas desenvolvidas pelas universidades parceiras e projetos de missão integrando voluntários.

Internacionalização do UNASP

O processo de internacionalização é vital para o amadurecimento de um centro universitário que tem como alvo tornar-se uma universidade. Portanto, esses programas de internacionalização alcançam a graduação, pós-graduação stricto sensu, pesquisa e tudo o que envolve o mundo da pesquisa cientifica, e naturalmente o EaD.

“O EaD será fortemente acessado nesse processo de internacionalização, porque a tecnologia nos permite acelerar esse processo e torná-lo ainda mais eficaz. Já está em curso uma série de iniciativas com essas universidades usando os recursos do ensino a distância do UNASP”, comenta Antônio Marcos. 

No último dia 07 de dezembro, representantes do UNASP, das universidades adventistas mexicanas e numa parceria inédita com o IAP se reuniram para conhecer toda a equipe e ver mais possibilidades de parcerias acadêmicas.

Também será criado no próximo ano um banco de dados com os dados de todos os pesquisadores das universidades adventistas do México, UNASP e do IAP. Nesse banco será possível identificar informações como áreas de expertise, linhas de pesquisa, publicações, disciplinas que o professor leciona. Então quando as universidades tiverem uma necessidade de escolher um palestrante que domine sobre temas específicos, ela vai até essa plataforma online e encontrará todos os professores das universidades cadastradas que possuem a qualificação especifica desejada. Isso é valido também para convites para pareceristas, um revisor de artigo científico ou para compor uma banca de qualificação ou defesa de tese de dissertação através de filtros no site.

“Vamos ampliar nossa rede de pesquisadores e vamos fortalecer o processo de internacionalização do UNASP permitindo que nossos pesquisadores tenham experiência internacional, conhecendo novas abordagens de pesquisa, novos métodos, compartilhar resultados, experiencias,” completou Allan Novaes.

Para interessados em estudar em uma das universidades mexicanas o Intercâmbio Adventista dispões de duas opções de intercambio. A primeira acontece no período de férias enquanto a segunda com seis meses de duração. Entre as vantagens de imersão nessas universidades estão a imersão cultural, custo semelhante ao pago na graduação no UNASP e facilidade com visto e passaporte.

Veja mais