Cultura e Ciência

Licenciatura em História do Unasp participa do XXVIII SIICUSP

Os alunos do curso de História apresentaram seus projetos de pesquisa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). Ao todo foram 11 trabalhos apresentados, desenvolvidos por 20 alunos e orientados por três professores. Segundo o coordenador e professor Elder Hosokawa, “o curso de História soma 48 matrículas, representando […]

Texto: Coordenação de História

Os alunos do curso de História apresentaram seus projetos de pesquisa no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). Ao todo foram 11 trabalhos apresentados, desenvolvidos por 20 alunos e orientados por três professores. Segundo o coordenador e professor Elder Hosokawa, “o curso de História soma 48 matrículas, representando cerca de 40% dos estudantes envolvidos em pesquisa, além da submissão natural ao ENAIC edição 2020, no UNASP Campus Engenheiro Coelho”.

Entre os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), os acadêmicos Sarah Sena e Micael Santos expuseram o estudo intitulado “A Nova Museologia: alternativas para o retorno do patrimônio para seus contextos”, no Museu Paulista, orientados pela Dra. Janaina Xavier. Orientados pelo historiador Me. Elder Hosokawa, os pesquisadores Carlos Oliveira e Gabriel Rigo apresentaram o trabalho “Educação primária adventista no estado de São Paulo: 1920-1939”, na Faculdade de Educação, e Alan Gracioto, Francisco Pontes e Rodolfo Sousa submeteram o tema “Adventismo na região Nordeste: dos primórdios aos templos metropolitanos (1906-1952)”, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Além disso, os pesquisadores Camila Rodrigues Alves e Dálcio da Silva Paiva apresentaram o trabalho “Iconografia no Ensino de História: um estudo das fotografias da Crise de 1929 presentes nos livros didáticos”, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades e Mateus Bassi e Suellen Claer apresentaram “Desigualdade Social no Brasil do século XX: Uma análise do Quarto de Despejo Diário de uma favelada”, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, sob a orientação da Dra. Dayana Oliveira.

Também os alunos do Grupo de Pesquisa em Ensino de História e Historiografia (GPEHH) participaram do Simpósio. Os pesquisadores Carlos Oliveira e Gabriel Rigo apresentaram o trabalho “A Reportagem Jornalística Brasileira sobre o GULAG (1917-1950)”, Sergio Micael Santos expôs os resultados do estudo “Ensino de História e meio ambiente”.

Além desses, Lucas Mendes e Leonan Cordasso expuseram a investigação “Hans Staden e a Literatura de Viagens no Ensino da História Indígena”. Estes na Faculdade de Educação da USP. Paulo Jefte de Moura e Vitor Vinícius Teixeira discorreram sobre “Os Gulags na Segunda Guerra Mundial” e também Guilherme Fernandes Garcia, Thiago Abdala Barnabé e Ygor Lebrank de Melo divulgaram sua investigação intitulada “O Índio e sua relação com a terra: saberes ancestrais na formação de um pensamento ecológico-sustentável”.

As alunas Ana Greice Botelho Goebel e Milene Mirian Santos Dias de Sousa desenvolveram o tema “O Negacionismo e Memória do Holocausto: Desafios para a Historiografia Contemporânea” na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo.

“A experiência foi muito enriquecedora para os estudantes que tiveram a oportunidade de ter suas pesquisas sendo avaliadas e receberem sugestões dos professores da USP, além de terem contato com as investigações de outros pesquisadores”, afirmou  Dr. Janaina Silva Xavier, docente da disciplina de Produção Científica Orientada a Pesquisa História I e II.

LICENCIATURA EM HISTÓRIA UNASP ENGENHEIRO COELHO

28º SIICUSP 2020

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

GRUPO de Pesquisa GPPEHH

1. Carlos Roberto de Oliveira Sobrinho e Gabriel Felipe Terres Rigo apresentaram o trabalho “A Reportagem Jornalística Brasileira sobre o GULAG (1917-1950)”. Orientadora: Dra. Dayana de Oliveira Formiga.

2. Sérgio Micael Santos apresentou o trabalho “Ensino de História e Meio Ambiente”, na Faculdade de Educação da USP. Orientadora: Dra. Dayana de Oliveira Formiga.

3. Lucas Mendes e Leonan Cordasso apresentaram o trabalho “Hans Staden e a Literatura de Viagem no Ensino da História Indígena”, na Faculdade de Educação da USP. Orientadora: Dra. Dayana de Oliveira Formiga.

4. Paulo Jéfte de Moura e Vitor Vinícius Teixeira apresentaram a sua pesquisa sobre “Os Gulags na Segunda Guerra Mundial” na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo. Orientadora: Dra. Dayana de Oliveira Formiga.

5. Guilherme Fernandes Garcia, Thiago Abdala Barnabé e Ygor Lebrank de Melo apresentaram a sua pesquisa sobre “O Índio e Sua Relação com a Terra: Saberes Ancestrais na Formação de um Pensamento Ecológico-Sustentável” na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo. Orientadora: Dra. Dayana de Oliveira Formiga.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=NIjibgKA7iA

6. Ana Greice Botelho Goebel e Milene Mirian Santos Dias de Sousa apresentaram a sua pesquisa sobre “O Negacionismo e Memória do Holocausto: Desafios para a Historiografia Contemporânea” na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo. Orientadora: Dra. Dayana de Oliveira Formiga.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=AWzywwXs0CU&list=PL7GhjOGOWGT1SifprC3_0maa6BGVuiLK9&index=5

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NO 28º SIICUSP

7. Camila Rodrigues Alves e Dálcio da Silva Paiva apresentaram o trabalho de TCC “Iconografia no Ensino de História: um estudo das fotografias da Crise de 1929 presentes nos livros didáticos”, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Orientadora: Dra. Dayana de Oliveira Formiga.

8. Mateus Bassi e Suellen Claer apresentaram o trabalho de TCC “Desigualdade Social no Brasil do século XX: Uma análise do Quarto de Despejo: Diário de uma favelada’’ apresentado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo. Orientadora: Dra. Dayana de Oliveira Formiga.

9. Carlos Roberto Oliveira Sobrinho  e Gabriel Felipe Terres Rigo apresentaram o trabalho “Caracterização das Escolas Adventistas no Estado de São Paulo (1920-1939)”. Oficina 799. Dia 09 de novembro de 2020 na Faculdade de Educação da USP (FEUSP).

10. Rodolfo Figueiredo de Sousa, Alan Gracioto Alexandre e Francisco Alves de Pontes (Chico Bíblia) apresentaram o trabalho “Expressões e atuações religiosas no Brasil” com título: Adventismo na Região Nordeste: dos Primórdios aos Templos Metropolitanos (1905-1950). Mesa 79. Orientador: Elder Hosokawa. Dia 12 de novembro de 2020 na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.

11. Sarah Sena e Micael Santos expuseram o estudo intitulado “A Nova Museologia: alternativas para o retorno do patrimônio para seus contextos”, no Museu Paulista, orientados pela Dra. Janaina Xavier. 

Veja mais