Acontece no UNASP

Prisma 40 anos comemora aniversário com novo DVD

Para comemorar aniversário de 40 anos o grupo musical Prisma Brasil grava DVD - “Prisma 40 anos - passado, presente, futuro”.

Texto: Glória Barreto

Este ano o grupo Prisma Brasil completa 40 anos de existência e com o propósito de comemorar sua história musical que soma 56 CDs, sete DVDs e um livro, o grupo preparou um musical especial chamado “Prisma 40 anos – passado, presente, futuro”, que aconteceu no último sábado, 21 de novembro, no UNASP campus Hortolândia. Em contrapartida, obedecendo aos protocolos sanitários da pandemia da COVID-19, o programa aconteceu sem público, mas foi registrado de tal forma que se tornará um DVD, com previsão de lançamento no dia 25 de dezembro em todas as plataformas digitais.

Imagem do palco do programa Prisma 40 anos
Prisma Brasil grava DVD comemorando 40 anos de existência.

Prisma Brasil e UNASP Hortolândia

Em 1980 o grupo Prisma Brasil foi fundado pelo professor Eli Prates. A princípio, surgiu como um conjunto musical do coral jovem do UNASP Hortolândia. Primeiramente, composto por alunos e professores do campus, posteriormente, agregando pessoas da comunidade escolar que apreciavam cantar e queriam apoiar esse ministério musical.

“O Prisma é uma extensão do meu trabalho como professor da graduação do UNASP Hortolândia assim como o prisma é uma extensão da história do UNASP. O grupo começou aqui no colégio e é aqui que ele cresceu. UNASP e Prisma estão ligados umbilicalmente”, relata o fundador do grupo, Eli Prates.

Para o ex-integrante Fernando Ávila, que participou do Prisma de 1985 até 1993, a emoção de voltar a cantar com o grupo e relembrar um pouco de sua história é, acima de tudo, gratificante. “O prisma começou como um grupo do coral e eu era integrante do coral. Na época, todos mundo queria cantar no coral e no grupo. Com eles, eu aprendi e cresci na vida espiritual. Estou muito emocionado em viver esta realidade que eu vivi há tanto tempo. É um privilégio fazer parte desse ministério que já dura a tantos anos”, disse Ávila.

Ex-integrantes no Prisma 40 anos

Centenas de cantores e músicos participaram do Prisma Brasil ao longo destas quatro décadas, em princípio, todos que pudessem participar do musical seriam convidados, mas em função dos limites impostos pela pandemia, apenas 40 ex-cantores foram chamados afinal. Seja como for, quem pode participar da celebração relembrou as grandes canções de fazem parte da discografia do Prisma, bem como conhecer seus novos lançamentos.

De acordo com o maestro Willians Costa Junior, responsável pela orquestração dos álbuns Milagres não se explicam e Discípulo Teu, o programa foi uma oportunidade de reviver o início da história.  “Quando ele (o Prisma) começou, não tínhamos quase nada. Eu estava junto com eles e a gente sonhava e imaginava várias metas. Fizemos muitas produções juntos. Hoje para mim, é um dia de festa e é uma grande realização”, relembrou Costa Jr.

Maestro Willians Costa Junior regendo a orquestra do programa Prisma 40 anos.

Bastidores e planejamento

O título do DVD comemorativo Prisma 40 anos – passado, presente, futuro foi escolhido pelo roteirista e diretor do programa, Tuiu Costa, tendo por base o conceito do roteiro era: “o que foi, o que sempre vai ser e o que está por vir”.  Uma vez que englobou a compilação de canções do passado, outras que são hits conhecidos por todos e músicas novas.

Porém a seleção do repertório não foi o maior dos obstáculos dos organizadores, como explicou Tuiu. “O desafio de fazer este programa durante a pandemia é que planejamos ele há muito tempo, quando a doença não existia. Tínhamos imaginado um coral com 300 pessoas, todos os ex-integrantes, com um tipo de cenário diferente”.

Nesse ínterim, o diretor e roteirista conta que o programa foi cancelado. “No início da quarentena, nós cancelamos o programa, mas com o tempo percebemos que poderíamos fazer algumas adaptações. Sem público, com um número menor de ex-integrantes, entre outras. Tivemos que mudar o roteiro e o palco cerca de oito vezes”.

Apesar das dificuldades o programa aconteceu e não deixou o aniversário de 40 anos do Prisma Brasil passar em branco, porque contou com um repertório diversificado que os organizadores garantem agradar antigos e novos fãs do Prisma Brasil e da música gospel.

Ministério da música

O grupo Prisma Brasil é conhecido no meio evangélico e nestes anos de existência já realizou turnês dentro e fora do Brasil. Em virtude dos resultados deste trabalho musical de quatro décadas, o reitor do Unasp, Martin Kuhn, acrescenta: “o trabalho do prisma e dos grupos musicais do UNASP não se restringem apenas a escola. É claro que eles beneficiam os alunos e músicos envolvidos. Mas vai muito além dos portões, principalmente após a era da internet. Deus atua fortemente através da música”.

No palco do programa Tuiu Costa, Willians Costa Jr, Martins Kuhn, Eli Prates e Cláudio Knoener ( da esquerda para a direita).
Responsáveis pelo projeto do DVD, falando na abertura da programação – Tuiu Costa, Willians Costa Jr, Martins Kuhn, Eli Prates e Cláudio Knoener ( da esquerda para a direita).

Similarmente, o fundador do grupo, vê nessa história a condução divina. “Nós nunca imaginamos que chegaríamos onde estamos, mas as coisas foram acontecendo. Os CDs, DVDs, gravações, viagens, programações, conforme Deus foi conduzindo! Nós não sabemos para onde vamos, mas temos a certeza que estamos indo para onde Deus guia”, afirmou Prates.

Lançamento do DVD

Os fãs do Prisma Brasil podem esperar o DVD de 40 anos como um presente de natal, já que segundo o atual diretor do Prisma, Rafael Prates, essa é a data de lançamento do produto nas plataformas digitais.

“Se Deus quiser, em um mês está pronto. Não teremos mais mídia física, será tudo digital. Então disponibilizaremos nos streamings, YouTube e meios digitais. A fim de que alcancemos o maior número de pessoas, para que a mensagem que a gente acredita, chegue aos corações delas”, Rafael Prates – Diretor do Prisma.

Veja mais