Cultura e Ciência

Centro de Memória e curso de Arquitetura do campus São Paulo participam da 14ª edição da Primavera de Museus

O Centro de Memória do UNASP campus São Paulo, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do mesmo campus, estão participando da 14ª edição da Primavera dos Museus. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem o objetivo de reunir os museus brasileiros para uma semana intensa de atividades […]

Texto: Redação

O Centro de Memória do UNASP campus São Paulo, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do mesmo campus, estão participando da 14ª edição da Primavera dos Museus. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem o objetivo de reunir os museus brasileiros para uma semana intensa de atividades para todos os públicos.

A edição está ocorrendo entre os dias 21 e 27 de setembro de 2020. O programa é organizado em temas anuais, e devido a pandemia da covid-19 o tema deste ano foi “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Também por este motivo, os museus foram orientados a realizar suas atividades no ambiente virtual.

Segundo o Guia da Primavera organizado pelo IBRAM, 520 instituições oferecerão mais de 1300 atividades. Serão palestras, webinários, visitas mediadas, lançamento de exposições e livros, sarau, cursos, entre outras atividades educativas, artísticas, culturais, técnico e científicas – onde foram organizadas no Guia da Programação, que pode ser acessado clicando aqui.

A PALESTRA

Através de seu Centro de Memória, o O UNASP campus São Paulo já participou de edições anteriores desta ação e, este ano, participou com uma palestra realizada em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo.

A palestra foi feita pela Prof. Dra. Maria Cristina Caponero, da Universidade de São Paulo (USP), com o título “Patrimônio cultural: a trajetória do material ao imaterial”. O evento recebeu alunos dos cursos de graduação do UNASP e foi transmitido na página do Facebook do Centro de Memória. Maria Cristina apresentou um histórico da constituição dos museus e da noção de patrimônio, as dimensões materiais e imateriais da cultura e as políticas de preservação. Alunos e professores participaram do debate ao fim da palestra, com questões atuais sobre preservação. A Prof. Maria Cristina assinalou a importância de eventos como esse para a divulgação da história e da memória como consolidadores da marca identitária de um grupo social.

“O Centro de Memória UNASP-SP agradece a participação de nossa palestrante e dos participantes, e marca seu compromisso com a divulgação cultural”, diz a Prof. Dra. Gabriela Abraços, do curso de Arquitetura.

Para Emily Bertazzo, coordenadora do Centro de Memória UNASP São Paulo, ações como essa trazem visibilidade para o trabalho que está sendo feito no Centro de Memória. “É uma oportunidade de nos engajarmos com toda a comunidade museal, cultural, histórica, artística, técnica e científica que realiza o trabalho nos museus, a preservação, conscientização e divulgação do Patrimônio Cultural no Brasil”, ressalta.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus, Prof. Dra. Rosane Kepkke, acredita que as participações do UNASP e dos alunos neste tipo de programação são valiosas. “O Curso de Arquitetura e Urbanismo parabeniza o Centro de Memória do UNASP por difundir e participar da Primavera dos Museus 2020. Trata-se de uma ótima oportunidade de atividades complementares para nossos alunos. E esta convergência não para por aí, na revisão em andamento do Projeto Pedagógico do curso, estamos acolhendo a linha de pesquisa “Memória e Patrimônio” graças à influência do Centro de Memória, que tem um riquíssimo acervo a ser pesquisado por professores e estudantes”, comenta.

Confira a programação gravada:

Veja mais