Acontece no UNASP

UNASP define plano de retorno às aulas presenciais

Com a autorização do governador João Dória de retomada das aulas presenciais, o UNASP também define o retorno das suas aulas presencias para o próximo mês.

Texto: Mairon Hothon

Com a autorização na última sexta-feira, 18 de setembro, do governador João Dória (PSDB) de retomada das aulas presenciais em 7 de outubro para alunos do ensino médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), o UNASP também define o retorno das suas aulas presencias para o próximo mês.

O retorno, tanto das aulas no ensino superior quanto no básico, está condicionado a autorização dos respectivos prefeitos municipais, por isso o Centro Universitário detalha como será essa retomada das atividades presenciais.

“Desde o início da pandemia estamos trabalhando para criar as melhores condições para o retorno às atividades presenciais. Já capacitamos nossos professores, já compramos e estamos quase finalizando a instalação de equipamentos de transmissão ao vivo em nossas salas de aula e, principalmente, já providenciamos toda a estrutura de segurança em saúde para uso dos alunos. Estamos cuidando para que todos estejam bem atendidos: quem vier para as atividades presenciais e quem continuar com atividades remotas. Ninguém ficará sem atendimento!”, atesta o reitor do UNASP, Martin Kuhn.

As aulas vão voltar no meu campus?

Apesar de haver, no Estado de São Paulo, uma orientação geral sobre as fases de evolução do controle da pandemia, são as prefeituras que têm a autonomia de detalhar o retorno da educação. As definições dos municípios podem ser alteradas com o passar do tempo e o plano de retorno do UNASP considera o que está em vigor hoje (21/09/20).

Caso haja alterações nas determinações governamentais, o UNASP vai ajustar o plano de retorno e comunicar seus alunos, pais, professores e funcionários. Como o Centro Universitário possui campi em diferentes municípios (Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo), os modelos de retorno podem ter que ser diferentes entre si. Atente-se a tabela abaixo:

UNASP Campus São Paulo – Colégio UNASP, Graduação, Pós-Graduação e Cursos Livres

Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio) 7/10 – Autorização para volta das atividades extra-curriculares presenciais opcionais (aguardar orientações da coordenação pedagógica). Alunos permanecem em aulas remotas. Aguardando decisão municipal sobre volta às aulas presenciais.
Graduação 7/10 – Volta apenas as atividades práticas (coordenador comunica a turma, quando necessário) As aulas continuam no modo remoto até final de 2020.
Pós-Graduação Aulas permanecem remotas; aulas práticas liberadas em cursos específicos (coordenador comunica a turma, quando necessário). 
Cursos Livres: Artes, Esportes, Idiomas, etc Cursos Livres em atividades presenciais.

Obs.: Orientações válidas na data de sua publicação. Em caso de alterações, o UNASP comunicará os públicos interessados e atualizará o quadro acima

UNASP Campus Hortolândia – Colégio UNASP, Graduação, Pós-Graduação e Cursos Livres

Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio) 7/10 – Autorização para volta das atividades extra-curriculares presenciais opcionais (aguardar orientações da coordenação pedagógica) Alunos permanecem em aulas remotas. Aguardando decisão municipal sobre volta às aulas presenciais.
Graduação 7/10 – Volta apenas as atividades práticas (coordenador comunica a turma, quando necessário) As aulas continuam no modo remoto até final de 2020
Pós-Graduação Aulas permanecem remotas.
Cursos Livres: Artes, Esportes, Idiomas, etc Cursos Livres em atividades presenciais.

Obs.: Orientações válidas na data de sua publicação. Em caso de alterações, o UNASP comunicará os públicos interessados e atualizará o quadro acima

UNASP Campus Engenheiro Coelho – Colégio UNASP, Graduação, Pós-Graduação e Cursos Livres

Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio) 7/10 – Voltam atividades práticas apenas no curso de Edificações (coordenação pedagógica comunica a turma). Demais turmas continuam em modo remoto. Aguardando decisão municipal sobre volta às aulas presenciais.
Graduação 7/10 – Voltam as atividades práticas, apenas (coordenador comunica a turma, quando necessário). As aulas continuam no modo remoto até final de 2020.
Pós-Graduação Aulas permanecem no modo remoto. Aulas práticas liberadas em cursos específicos (coordenador comunica a turma, quando necessário).
Cursos Livres: Artes, Esportes, Idiomas, etc 7/10 – Voltam as atividades presenciais na Escola de Artes e Instituto de Línguas, em caráter opcional. Escola de Esportes com atividades suspensas.

Os alunos internos e externos participarão das aulas práticas presenciais em horários alternados.

Obs.: Orientações válidas na data de sua publicação. Em caso de alterações, o UNASP comunicará os públicos interessados e atualizará o quadro acima

Posso continuar estudando de casa?

Para os estudantes que não puderem voltar, serão mantidas às aulas remotas ao vivo até o final de 2020. Assim, mesmo com a volta ao presencial para parte dos alunos, todos os que optarem por manter-se em aulas mediadas por recursos de tecnologia terão o mesmo conteúdo, registro de presença e avaliações, garantindo o ano letivo da mesma forma.

Os estudantes que tiverem mais dúvidas, devem entrar em contato com o chat do UNASP ou com a coordenação do seu respectivo curso e sempre ficar atento às notas oficiais que são publicadas no portal.

Veja mais