Acontece no UNASP

Ações do bem envolvem estudantes e comunidade

UNASP continua realizando ações pela campanha do Setembro Amarelo envolvendo alunos, pais, professores, funcionários e comunidade.

Texto: Glória Barreto

Projeto Viva a Vida – Setembro Amarelo tem incentivado alunos a se envolverem em ações do bem

Doação de sangue com a participação dos universitários e comunidade, mensagens de respeito e admiração aos alunos e funcionários nos setores do campus, bilhetinhos de incentivo distribuídos em balões aos alunos residentes; essas foram mais algumas das ações do bem realizadas durante a última semana, promovidas pelo projeto Setembro Amarelo – Viva A Vida no UNASP campus Hortolândia.

Doação de Sangue

No ultimo sábado, 18 de setembro, mais de 200 pessoas compareceram ao campus para doar sangue. Essa ação promovida pela Extensão Universitária do campus, acontece há 12 anos em parceria com o Hemocentro da Unicamp. A equipe veio preparada para coletar até 210 bolsas de sangue, alvo que foi alcançado já no meio da manhã. Foram arrecadadas 163 bolsas de sangue  Um resultado muito importante para ajudar a reverter a baixa nos estoques de sangue.

“No início da pandemia as doações aumentaram, porque as pessoas estavam em casa e tinham mais disponibilidade para doar. O que acontece agora é que as cirurgias voltaram a serem realizadas, porém a população voltou a sua rotina, em função disso nossos estoques diminuíram”, explicou o técnico hospitalar do Hemocentro da Unicampi, Romano Gonçalvez Santos, que esteve à frente da coleta do último sábado.

Doação de sangue
Alunos, professores e comunidades escolar doaram 163 bolsas de sangue.

Compareceram para doar sangue alunos universitários, pais de estudantes, professores e pessoas da comunidade em geral. O professor universitário, Eliezer Moura, que doa duas vezes ao ano, desde 2006, explica a sua motivação para participar do projeto: “doar é um ato de cidadania e amor ao próximo. Eu sei que muita gente precisa e até depende disso e para mim não custa nada, por isso eu sempre venho”, enfatizou o professor.

As doações continuam

Romano explica que quem não pode comparecer a campanha de doação de sangue deste sábado ainda pode colaborar se dirigindo ao Hemocentro da Unicamp para fazer sua doação. Para isso, basta acessar o site e agendar um horário. O Hemocentro funciona de segunda a sábado das sete e meia da manhã às 15 horas.

 “A gente pede que as pessoas, possam voltar a doar, porque algumas cirurgias já foram canceladas por falta de sangue”, alertou o técnico hospitalar.

Deixe sua mensagem escrita

Quem anda pelo UNASP Hortolândia vai encontrar nos prédios diversos cantinhos repletos de post-its amarelinhos com a seguinte frase acima: “deixe sua mensagem positiva para alguém”. O projeto incentiva as pessoas a escreverem coisas boas aos seus colegas de trabalho, de estudos, ou deixar mensagens alegres e otimistas para que as pessoas que passam por ali possam sentir-se melhor.

Mandar bilhetes em uma era de aplicativos de mensagens diretas e on-line parece algo trivial, mas tem incentivado dezenas de pessoas a demonstrarem afeto e carinho ao seu próximo.

Parede com post-its amarelos
Estudantes e funcionários são incentivados a escreverem recados carinhosos e otimistas aos colegas.

Arte em grupo

E quem gostou da logo “Viva a Vida” da campanha do Setembro Amarelo deste ano, vai ficar feliz em saber que ela ganhou espaço e virou pintura artística realizada pelos próprios alunos. A pintura foi feita no chão, frente a calçada do restaurante do campus. A ação já rendeu algumas fotos e claro, muita distração para os alunos artistas que voluntariamente resolveram participar da pintura.

Jovens pintando o chão
Alunos residentes reproduziram no chão a logo do projeto Viva a Vida.

A alegria está ao ar

Balões cheios de gás hélio etiquetados com bilhetinhos de mensagens carinhosas foram confeccionados e entregues aos alunos que residem no campus na última quinta-feira, 17 de setembro. Foram entregues um total de 178 balões resultando em muitos sorrisos.

Veja mais