Acontece no UNASP

Professores do UNASP participam de treinamento on-line sobre Mega e Web Class

Professores do UNASP passaram por treinamento on-line sobre as Mega e Web Class. Proposta é para o segundo semestre desse ano.

Texto: Mairon Hothon

Há uma semana para o retorno das aulas do 2º semestre, os professores do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) passaram essa segunda-feira, 3 de agosto, em capacitação online sobre a nova proposta de inovação tecnológica para a Graduação. Os treinamentos vão acontecer durante toda essa semana sobre o funcionamento das Mega Class e Web Aulas, além com os docentes e tutores do EaD.

No treinamento desta segunda-feira, os professores e administradores do Instituto Adventista Paranaense (IAP), localizado em Ivatuba (PR) também participaram do encontro on-line. Com a participação do Sócio-Diretor do grupo Educa Insights, que atua com pesquisas de mercado para o setor educacional, abordou o panorama da educação à distância no Brasil e as principais demandas de alunos e docentes, a reunião também trouxe como novidade o uso do CANVAS como nova ferramenta do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

UNASP do Futuro começa hoje

Já na estrutura e planejamento da instituição e também devido às necessidades impostas pelo avanço da tecnologia e do isolamento social, consequência da COVID-19, o UNASP está implementando o Blended Learning, que é a composição entre aulas presenciais e aulas em formatos síncronos ou digitais para cursos presenciais, aperfeiçoando assim o processo de educação e formação dos alunos.

“Apesar de estarmos familiarizados com o conceito de aulas à distância (EaD), o formato de Mega Class exige alguns cuidados necessários para sua melhor utilização e performance. Esses treinamentos e a presença de 100% dos nossos professores mostram o compromisso e a dedicação dos colaboradores em prol da educação dos estudantes. O UNASP avança em tecnologia e ensino com o sistema Blended Learning para servir a Igreja e a comunidade”, comenta o reitor do UNASP, dr. Martin Kuhn.

O modelo UNASP de Blended learning é a composição entre aulas presenciais e online para os cursos presenciais sendo formada por aulas presenciais, em sala de aula, e pelo Sync Day. Em linhas gerais 75% do curso, concentrado em três manhãs ou noites será com professores em sala, laboratórios, eventos do curso e todas as demais atividades da área de formação de cada graduando.

Já o Sync Day é composto de 25% das disciplinas do curso, concentrado em uma manhã ou noite, em formatos mais inovadores da trilha de aprendizagem envolvendo todos os estudantes da Graduação nos três campi do Centro Universitário.

MEGA CLASS – Uma disciplina de 2 créditos com professores referência em aulas síncronas no modelo TED TALKS, alternadas com conteúdos especialmente criados para essa disciplina disponíveis no UNASP VIRTUAL, que é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do UNASP. A plataforma escolhida, a partir do segundo semestre de 2020 é o CANVAS, um dos mais bem reputados AVA’s do mundo, usado por universidades como Stanford, Cornell e Universidade da Fórida. A Mega Class vai ocupar a primeira e segunda aulas.

WEB CLASS – Uma disciplina de 3 créditos com professores especialistas em sua área de formação em aulas síncronas em um modelo conjunto com os demais cursos com a mesma disciplina em todo o UNASP, ampliando as possibilidades de integração e networking. As Web Aulas são síncronas, ou seja, ao vivo no mesmo horário do curso, sendo transmitidas via aplicativo gratuito Zoom. Esse momento das aulas vai ocupar as últimas três aulas restantes.

Retorno das Atividades

Seguindo os protocolos sanitários estaduais, o UNASP retorna o 2º semestre letivo no dia 10 de agosto, permanecendo com a modalidade remota até o dia 4 setembro quando o Governo Estadual confirmará, condicionada às condições de Saúde Pública, a retomada das aulas presenciais a partir do dia 8 de setembro. Em agosto, as aulas presenciais serão em formato síncrono por Zoom.

O retorno será de forma gradual e pelos meses seguintes até o final do semestre letivo, em dezembro de 2020.

Veja mais