Profissão e Mercado

Foro Latino Americano trata da comunicação em tempos de pandemia

Foro Latino Americano que trata da comunicação em tempos de pandemia é aberto ao público interessado no assunto

Texto: Glória Barreto

Comunicação e Marketing em Tempos de Pandemia, esse é o tema do primeiro Foro Virtual Latino Americano organizado pelo Consórcio Latino Americano de Comunicação (CALC) que começou na tarde de ontem, 22 de julho e continua na tarde de hoje (23), com início às 16 horas, horário de Brasilia, DF. A programação é aberta ao público e destinada as pessoas que atuam profissionalmente na área de comunicação em seus diversos setores, seja institucional ou mercadológico. Também se destina aos alunos dos cursos de comunicação e estudantes interessados no tema, que podem acompanhar a programação gratuitamente, acessando o link do Foro.

Foro virtual de comunicação
Programação do Foro Virtual de Comunicação

CALC – Consórcio Latino Americano de Comunicação

Segundo o coordenador do curso de comunicação do UNASP campus Hortolândia e campus São Paulo, Helder Moraes, o CALC nasceu no começo de maio, como resultado de algumas metas, como a internacionalização da Instituição. “O objetivo deste consórcio é fomentar discussões sobre temas acadêmicos e, quando necessário, temas mercadológicos. Sempre tendo em pauta a comunicação. Esse primeiro Fórum Virtual estará lançando as sementes de discussões para este momento da gestão da comunicação em um tempo de crise, que neste caso é a pandemia”, destacou Moraes.

Fazem parte deste consórcio professores e coordenadores dos cursos de comunicação das universidades adventistas da América do Sul: UNASP, Universidad de Montemorelos, FadMinas, FadBA, UPeU, Corporacion Universitaria Adventista, IAP, Universidade Adventista Del Plata.

Sobre a iniciativa da integração acadêmica destas instituições em um consórcio o reitor do UNASP, Martin Kuhn, parabenizou os organizadores. “A comunicação é um tema de altíssima importância nos dias atuais, ganha dimensão, profundidade, impacto na vida das pessoas e das instituições, por isso é muito importante pensarmos estrategicamente. A organização deste consórcio vai trazer muitas oportunidades de integração, compartilhamento das experiências e crescimento mútuo.  Deus esteja neste projeto, fazendo prosperar o desenvolvimento, a inteligência, conhecimento e a missão”, concluiu Kuhn.

“A organização deste consórcio vai trazer muitas oportunidades de integração, compartilhamento das experiências e crescimento mútuo”. Reitor do Unasp, Martin Kuhn

Palestras de ontem

O Fórum iniciou ontem, 22 de julho às 16 horas, com as palestras: Tiempo de crisis = tiempo de oportunidades, ministrada pelo pastor e publicitário Odailson Fonseca, Tendências do marketing no setor educativo, realizada pelo professor Jonathan Vivanco e terminou com a palestra do professor Luis Henrique dos Santos, que falou sobre o Marketing baseado na empatia e nas ações: gestão da marca.

O palestrante Luis Henrique do Santos que tratou da gestão das marcas em meio a crise, explica que nos tempos atuais é fundamental um posicionamento mais humano das marcas e empresas. “Tempos de crise exigem das marcas, além de presença, empatia. Ser transparente, mostrar-se preocupada em compreender as necessidades reais dos clientes, mesmos as emocionais ou sociais, e comprometida em atender essas necessidades é o novo eixo central da comunicação. Hoje, uma abordagem apenas promocional pode até gerar resultados de curto prazo, mas a construção de um relacionamento de longo prazo, que gera valor por toda a vida, depende de uma relação de empatia entre marcas e pessoas. E isso serve para marcas de produtos, serviços, instituições ou causas”, informou Santos.

Palestra do professor Luis Henrique dos Santos: Marketing baseado na empatia e nas ações: gestão da marca.

Para assistir a programação do dia 22 de julho, clique aqui.

Programação de hoje

Os interessados poderão assistir a transmissão pelo Youtube ou pelo Facebook.

Veja mais