Profissão e Mercado

Empresários apresentam possibilidades do mercado pós-pandemia

Programa apresenta aos alunos do curso de administração uma visão pratica da administração diante desta realidade inédita de pandemia da COVID-19.

Texto: Glória Barreto

O Impacto da Pandemia na Administração, este foi o tema do programa realizado pelo curso de Administração do Unasp Hortolândia, no dia 21 de maio. O evento que foi transmitido pelo facebook do curso, contou com a presença do presidente do grupo Hyundai, Victor Park; a vice-presidente do Wyndham Hotels &Resorts, Carolina Pinheiro; o diretor do Gramado Parks, Mauro Silva; e o empresário e consultor, Luiz Martins. A transmissão somou mais de seis mil acessos entre alunos dos três campi Unasp, alunos da Faculdade Adventista de Minas (Fadminas) e outros interessados na temática abordada.

Print da transmissão no Facebook
Empresários falam sobre sua realidade diante da pandemia, para alunos do curso de administração e ciências contábeis.

Durante o evento muito se falou sobre as possibilidades futuras do Brasil e os reflexos da pandemia na economia. Cada convidado apresentou a sua realidade neste período, bem como os meios que tem buscado para gerenciar seus negócios. A vice-presidente do Wyndham Hotels &Resorts contou que os protocolos de segurança e higiene, a redução de gastos e a informatização dos atendimentos são mudanças adotadas na rede hoteleira e que devem permanecer pós-pandemia. “Esse ano não vai ser um ano perdido, vai ser um ano de muito aprendizado. A gente está trabalhando muito forte com esse protocolo de higiene e protocolo de segurança, bem como a redução de gastos e esperamos no ano que vem, estar contando boas notícias, estamos extremamente otimistas”, ressaltou Carolina Pinheiro.

Características dos Futuros profissionais

Sobre o que o mercado espera dos profissionais neste novo momento, o presidente do grupo Hyundai conta que o mercado espera funcionário proativos e criativos. Que queiram fazer parte do processo produtivo, a fim de fazer a sua carreira e sua empresa crescerem. “Eu sou um super fã do funcionário brasileiro, ele é melhor até que o coreano. Porque o coreano é muito dentro da caixinha, é bom para fazer a mesma coisa, repetidas vezes.  Mas na realidade atual do mundo nós vamos precisar de pessoas olhando pra fora da caixinha, sempre querendo fazer uma coisa melhor”, descreveu Park.

Participação Fadminas

Estiveram assistindo o evento aproximadamente 40 alunos e alguns professores dos cursos de contabilidade e administração da Fadminas, resultado de uma parceria entre coordenadores de curso. “O convite para participarmos do evento foi realizado pelo Professor Alex Landin, coordenador do Curso de Administração do Unasp Hortolândia. Landin, que é um amigo, participou da Semana de Administração e Contábeis da Fadminas e convidou nossos alunos para o evento”, contou a coordenadora dos cursos de contábeis e administração da Fadminas, Elenice Abbud.

Mudanças e oportunidades

A aluna do curso de administração da Fadminas, Sharon Belizário Pedro, foi uma destas participantes. Segundo ela as palestras foram excelentes, agregando muito valor e conhecimento, porém uma das palestras lhe chamou mais atenção. “Gostaria de destacar a palestra do professor Marins, pois de uma forma simples e clara explanou a real situação do mercado de trabalho no pós-pandemia. Suas analogias – como a da neblina – fizeram perceber que eu enquanto administradora preciso estar atenta às mudanças e oportunidades que esse momento de crise está me ofertando. Ser uma administradora atenta e aberta a mudanças, porém, estar com os pés fixos nos valores e objetivos da minha empresa”, explicou Sharon.

Exemplos práticos de administração

De acordo com o organizador do evento, Alex Landim, o objetivo do programa foi trazer aos alunos dos cursos de administração e ciências contábeis uma visão pratica da administração diante desta realidade inédita de pandemia da COVID-19. “Nós queríamos mostrar para os alunos como as pessoas estão fazendo para administrar suas empresas atualmente e quais as estratégias elas devem adotar após a pandemia. Nossos convidados apresentaram sua situação, cada um no seu segmento, mostrando como é administrar nessa situação ímpar”, destacou Landim.   

A programação completa sobre o Impacto da Pandemia na Administração ainda está disponível no Facebook do curso de administração do Unasp Hortolândia. Para acessar, CLIQUE AQUI.

Veja mais