Acontece no UNASP

Projeto Imunidade Já divulga remédios naturais que promovem saúde

Conteúdo sobre imunidade em pequenas cápsulas, ou melhor em pequenos vídeos! Essa foi a ideia do projeto Imunidade Já, que começou dia 08 de maio com a duração de 10 dias e contou com a participação de professores do Unasp e convidados. Com a finalidade de ajudar no combate da COVID-19, eles prepararam doses de […]

Texto: Gloria Barreto

Conteúdo sobre imunidade em pequenas cápsulas, ou melhor em pequenos vídeos! Essa foi a ideia do projeto Imunidade Já, que começou dia 08 de maio com a duração de 10 dias e contou com a participação de professores do Unasp e convidados. Com a finalidade de ajudar no combate da COVID-19, eles prepararam doses de conteúdos em vídeos com orientações para melhorar a imunidade utilizando os oito remédios disponíveis na natureza: alimentação saudável, luz solar, repouso, exercício físico, água, ar puro, temperança e confiança em Deus.

O projeto foi organizado e divulgado pela Pastoral News, canal da liderança tricampi e liderança da educação adventista no Brasil. De acordo com o idealizador do projeto, pastor Jael Eneas, o Imunidade Já serviu para colocar em pauta este conteúdo relevante sobre a os cuidados com a saúde, tema que está muito relacionado as crenças e valores que o Unasp possui enquanto instituição cristã, que zela pelo desenvolvimento físico, mental, social e espiritual de seus estudantes.

oito remédios naturais
Os oito remédios naturais que o corpo precisa para fortalecer o sistema imunológico.

Embasamento científico

Estiveram a frente do projeto doutora Gina Abdala, docente do mestrado em Promoção de Saúde, do Unasp São Paulo, doutora Lanny Soares, coordenadora dos cursos de pós-graduação do campus Engenheiro Coelho, o doutor Ledimar Brianezi, coordenador do curso de educação física do Unasp Hortolândia e também alguns convidados que contribuíram com o projeto.

Para o doutor Ledimar Brianezi o grande diferencial do Imunidade Já é que ele está sendo desenvolvido pelos professores universitários. “Todas as dicas que estão sendo dadas, referentes aos princípios de saúde, são orientações embasadas cientificamente”.

Sobre a importância de tomar certos cuidados diários para manter a imunidade, a doutora Lanny explica que: “o corpo humano é um organismo altamente complexo e os sistemas trabalham todos coordenados. Um sistema imunológico potencializado trabalhando em plenas condições, vai fazer com que outros sistemas funcionem: o físico, o mental, o social e o espiritual, são todos interconectados. Isso significa que tudo que eu faço de bom para meu corpo, traz benefícios para ele como um todo”.

Disseminação de informações

Durante os dez dias do projeto Imunidade Já, diariamente, um vídeo sobre o tema era postado, no grupo de whatsapp da Pastoral News. Neste vídeo, um professor apresentava um dos remédios naturais e a partir deste grupo, os vídeos eram compartilhados.

 Sobre a distribuição dos conteúdos aos alunos, Brianezi descreve: “aqui no campus Hortolândia nós criamos a seguinte dinâmica: nós recebemos o vídeo da Pastoral News, eu encaminho para todos os coordenadores de curso e eles passam esse vídeo e para seus professores e alunos. Já tivemos professores e alunos que entraram em contato agradecendo pelo projeto e pelas dicas, dizendo que eles não tinham este tipo de conhecimento e que também estão repassando para outros colegas e grupos”.

Veja mais