Cultura e Ciência

Unasp lança Boletim Científico com orientações para o Coronavírus

O “Boletim Científico” chega com a análise dos assuntos das últimas pesquisas de relevância nacional e internacional, dos órgãos público e privados, sobre o coronavírus.

Texto: Mairon Hothon

Boletim Científico do Unasp
Boletim Científico do Unasp será publicado semanalmente de forma gratuita no link https://blogs.unasp.br/boletimcientifico/

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) lançou mais uma ferramenta de divulgação científica para a comunidade. O “Boletim Científico” chega com a análise dos assuntos das últimas pesquisas de relevância nacional e internacional, de órgãos público e privados, sobre o coronavírus.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional e pelo Comitê Científico do Unasp, e produzido pelos docentes do Mestrado em Promoção da Saúde, o boletim científico foi lançado no último dia 31 de março e já está em sua segunda edição. O boletim é resultado do comitê científico do Unasp, que foi formado como uma das ações de contingenciamento do novo vírus.

Dividido em três áreas básicas de leitura: Estudos e Pesquisas, Serviços e Utilidades e Fatos e Fakes, que é uma sessão na qual serão discutidas a veracidade das informações que circulam na rede, a publicação será semanal e postado nos canais oficiais do Unasp.

“O Boletim Científico UNASP é uma ferramenta para levar a servidores, professores, alunos e comunidade informações consistentes, verídicas e úteis sobre a crise pandêmica atual. Em uma época de muita informação irresponsável, queremos aproximar a ciência dos públicos com os quais temos relacionamento”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Dr. Allan Novais.

Na edição de abertura, o Dr. Maurício Lamano e a Dra. Natália Cristina Vargas e Silva trouxeram a pesquisa “O efeito das medidas de mobilidade e controle humano na epidemia de COVID-19 na China” como capa do debate. Este artigo foi publicado originalmente no site da Science Magazine, que é uma revista científica publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, considerada, ao lado da Nature, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo.

Já nesta segunda edição, os professores trazem para o debate a recessão econômica advinda das ações de enfrentamento desta pandemia mundial. O artigo foi publicado no SSRN que uma revista internacional dedicada disseminação de assuntos científicos. A publicação trata sobre a famosa cloroquina, será que a cloroquina possui efeito antiviral comprovado contra o novo coronavírus?

Para ter acesso as edições, acesse: https://blogs.unasp.br/boletimcientifico/

Veja mais