Cultura e Ciência

Saúde emocional em tempos de quarentena

Entrevista com psicólogas revela os cuidados necessário para manter a saúde emocional neste período de quarentena.

Texto: Glória Barreto

Em entrevista para o Unasp, psicólogas falam sobre como manter a saúde emocional em tempos de quarentena.

Como manter a saúde emocional em casa?
Psicólogas falam sobre a importância de cuidar das emoções durante a quarentena.

A chegada do coronavírus no Brasil e a confirmação das primeiras pessoas com a COVID-19 resultou em grandes e rápidas mudanças no dia a dia da população. A rotina de trabalho, estudos e convivência acontecem em casa e em consequência surgem novos conflitos internos e externos que interferem na saúde emocional. Medo do vírus, ansiedade pelo futuro, estresse causado pelo excesso de informação, conflitos de relacionamento em casa, insônia entre outros sintomas de origem emocional.

Para tratar destes assuntos convidamos as coordenadoras dos cursos de psicologia dos três campi Unasp que nos ajudaram respondendo algumas perguntas. O bate-papo foi online e contou com a participação da coordenadora do Unasp São Paulo: Sideli Biazzi, especialista em psicologia hospitalar e saúde, mestre e doutora em psicologia clínica; a coordenadora do Unasp Hortolândia: Jéssica Sousa Silva, especialista em saúde pública, mestre em psicologia clínica e terapeuta familiar sistêmica; e a coordenadora do Unasp Engenheiro Coelho: Ivana Casali, mestre e doutora em psicologia com foco em habilidades sociais e relacionamentos interpessoais.

Nesta entrevista abordamos as seguintes questões:

Confira a entrevista:

O Blog do site Unasp também tem alguns conteúdos que podem te ajudar neste assunto. Vale a pena dar uma olhadinha:

Durante o vídeo de entrevistas comentamos sobre um site que só está postando matérias positivas sobre a pandemia da COVID-19. Leia sobre estudos de vacinas, pessoas curadas entre outras temáticas, clicando aqui AQUI.

Site se dedica a apresentar apenas boas notícias sobre a COVID-19.
Excesso de informação negativa pode aumentar ansiedade. Por isso, site se dedica a apresentar apenas boas notícias sobre a COVID-19.

Veja mais