Acontece no UNASP

Cultos on-line em igrejas do Unasp fortalecem senso de pertencimento

Igrejas do Unasp realizam cultos de forma online. Transmissões virtuais e grupos de WhatsApp ajudam a manter fiéis em comunidade.

Texto: Mairon Hothon

Com a suspensão dos cultos presenciais nos templos da Igreja Adventista, localizados dentro dos campi do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), a denominação decidiu investir nas reuniões on-line para manter seus fiéis em comunidade, mesmo que de forma virtual.

Os cultos das igrejas universitárias do Unasp em São Paulo, Hortolândia e Engenheiro Coelho são transmitidos no mesmo horário convencional só que em plataformas digitais gratuitas para que os fiéis possam acompanhar a programação. Apesar das restrições trazidas pela pandemia mundial do novo coronavírus, os adventistas têm mostrado que a fé e a comunhão não precisam de um ambiente físico para existir.

“A igreja está onde as pessoas estão, seja em casa, em um hospital, dentro de um carro ou mesmo na rua. Nossa proposta dos encontros online é unir a ‘irmandade’ mesmo que seja a distância. Aqui na Igreja do Unasp EC, os cultos já eram transmitidos ao vivo, a diferença agora é que teremos um número maior de ouvintes virtuais. Estamos mantendo nossa liturgia normal nas transmissões a fim que cada pessoa sinta essa proximidade pela tela mesmo”, explica o pastor Elias Brenha, líder da igreja do campus Engenheiro Coelho.

Além dos cultos, atividades como estudos bíblicos, escola sabatina, bate-papo jovem entre outras reuniões acontecem pelo aplicativo Zoom. Já para manter os fiéis conectados à missão bíblica, os grupos de WhatsApp foram reforçados e outros projetos já estão em desenvolvimento.

“Estamos desenvolvendo projetos on-line, entre eles o COMPARTILHE ESPERANÇA. Será um sábado de Visita e Missão On-line. Cada membro ligando e orando com dois irmãos e um amigo não adventista. A missão não pode parar” enfatiza o líder religioso.

Já para quem precisa estar presencialmente na igreja, para ajudar com as transmissões via internet, o desafio é encarado como crescimento pessoal e profissional. Apesar das equipes de transmissão, em sua maioria serem de voluntários, o trabalho não parou nos sábados de quarentena.

“É grande desafio pois nunca vivenciamos algo dessa magnitude, mas ao mesmo tempo é uma grande oportunidade de levar aquilo que pregamos. Precisamos fazer algumas adaptações técnicas em nossos equipamentos e transmissões, criando assim um ambiente de estúdio, já que nossa igreja é grande e não é agradável a sensação de ‘vazio’ dos bancos. Literalmente montamos um estúdio dentro da igreja”, comenta o publicitário Carlos Augusto Figueiredo que atua como voluntário na equipe Viva7, que faz as transmissões da igreja do campus Hortolândia.

Para os fiéis que estão em casa, a adaptação de participar de um culto online agora faz parte da nova rotina das suas famílias.

“Aqui em casa, a gente se prepara como se estivesse indo para o culto presencial, reúne todo mundo na sala e começa a participar do programa. É uma alternativa a fim de garantir a segurança de todos e não deixar de ter o ‘alimento espiritual’. É muito bom saber que os membros estão assistindo a esses cultos também”, comenta o fiel Rodrigo Burgo, que frequenta a igreja do Unasp campus São Paulo.

O arquiteto Ricardo Rossi durante muitos anos planejou e estruturou a construção de templos da Igreja Adventista. Neste momento que ele também precisa acompanhar os cultos pela internet, entendeu o verdadeiro significado de ‘templos vivos’.

“Foi depois dessa interação online que percebi mais um significado do contexto bíblico de Mateus quando Jesus diz: onde estiver dois ou três reunidos, ali estarei. A presença nos cultos online serve para manter nosso vínculo enquanto igreja e isso é muito importante”, ressalta Rossi que também frequenta a igreja do Unasp na capital paulista.

Nossos endereços

Para assistir algum dos cultos nas igrejas do Unasp, acesse:

Campus EC

———————-

✔️ Youtube www.youtube.com/igrejaunasp

✔️ Facebook www.facebook.com/igrejaunaspec

Campus HT

———————-

✔️ Youtube www.youtube.com/viva7canal

✔️ Facebook www.facebook.com/viva7canal

✔️ Facebook www.facebook.com/igrejadounaspht

Campus SP

———————-

✔️ Youtube http://adv.st/igrejaunasp

✔️ Facebook https://www.facebook.com/iasdunaspsp/

✔️ Instagramhttps://www.instagram.com/igrejaunaspsp/?hl=pt-br

Veja mais